Após concluir a árdua missão de encontrar um novo lar para viver, outro desafio grande vem logo em seguida: a fase de adaptação. Seja uma mudança temporária, como em um intercâmbio, ou sem prazo determinado, na maioria das vezes, é preciso de tempo para se adaptar ao novo ambiente e à nova rotina.
Por esse motivo, muitos temem e até evitam mudanças, ainda que tenham consciência de que ela será inevitável em dado momento. No entanto, há formas de tornar esse período mais brando e leve. Abaixo, confira algumas dicas neste sentido.
- Prepare-se antecipadamente
Qualquer tipo de mudança requer planejamento e, quando feito da maneira correta, ele contribui muito para a posterior adaptação. Isso porque, quando tudo está em ordem dentro de casa, torna-se mais fácil encaixar seus afazeres de forma que eles, de fato, fluam livremente.
Por exemplo, com os objetos no lugar, ainda que, agora, levasse mais tempo para chegar ao trabalho, você saberia onde está tudo o que precisaria pegar e conseguiria sair em seu novo horário. Do contrário, certamente se atrasaria e teria dificuldade em criar uma rotina diária funcional até organizar tudo.
Portanto, prepare-se com antecedência e, de preferência, leve em consideração cada detalhe do seu dia a dia, por mais simples que possa parecer, pois, no fim, tudo pode acabar impactando de alguma forma na sua vida.
- Destaque os pontos positivos
Ao refletir sobre a mudança, procure sempre destacar os benefícios e os demais pontos positivos que ela trará para você, independente de quais sejam. Uma casa maior, uma nova experiência, contato com outras culturas, em caso de intercâmbio, conquista da independência e maior liberdade — tudo é válido.
Esse tipo de pensamento contribuirá tanto para a redução do medo, quanto da ansiedade e da insegurança, fazendo com que você tenha mais facilidade para se adaptar.
- Explore as possibilidades
Mais do que aceitar uma mudança, é preciso embarcar nela e viver intensamente tudo o que ela te proporcionar. Por esse motivo, não hesite em explorar tudo o que o novo local tem a te oferecer. Procure conhecer o bairro, as pessoas, os lugares de entretenimento, as lojas e todos os diferenciais do novo lugar em comparação ao que você vivia anteriormente.
O mesmo vale para a casa: preste atenção no que você não tinha, mas agora tem ou no que deixou de ter e como essa presença ou falta refletirá na sua rotina. Após isso, crie novos cenários, expectativas, metas e objetivos em cima dessas vivências. Assim, você estará imerso nessa nova experiência.
- Não tente apagar as suas origens
Por mais que a mudança vivida possa ser radical, ela não muda o seu passado, nem a sua história, portanto não tente fazer isso na esperança de acelerar a sua adaptação, pois a verdade é que isso só irá atrasá-la.
Aceite de onde veio, o que passou, o que te levou até onde está e seja respeitoso consigo mesmo. Orgulhe-se de quem é, das suas falhas e das conquistas. Dessa maneira, você será capaz de abraçar essa nova etapa mais rapidamente.
- Dê tempo ao tempo
Por fim, respeite o seu próprio tempo, visto que tentar forçar algo pode acabar gerando o efeito contrário. As dicas dadas acima servem para te ajudar nesse período, mas não há mágica: o melhor meio de adaptar-se a um novo ambiente é habituar-se a ele, e isso leva tempo — para uns, mais e para outros, menos.
Então, não se frustre se, com você, demorar um pouco mais do que o esperado e nem se surpreenda se for mais rápido do que imaginava. A única regra que deve ser seguida é sempre buscar a felicidade e a autorrealização.