A forma como você posiciona os móveis de sua casa define se o espaço estará confortável ou muito apertado. Mesmo em apartamentos pequenos^, é possível criar um ambiente legal, aproveitando cada cômodo da melhor maneira possível.
Será que a cama de casal está no lugar certo? E se estiver atrapalhando a passagem? Conheça, agora, os erros mais comuns na hora de definir o local dos móveis na sua casa.
Móveis encostados nas paredes
Encostar alguns móveis na parede pode ser útil para aproveitar melhor o espaço. No entanto, não faça isso com todos, especialmente, quando estiver montando a decoração da sala. O espaço vazio no meio também pode ser melhor aproveitado. Uma mesinha de centro, por exemplo, fica ótima.
No quarto, também vale a pena considerar esta ideia, sobretudo, quando o ambiente é maior. A cama, mesmo de solteiro, pode ficar apenas com a cabeceira encostada na parede, por exemplo.
Cama colada na porta
Você deve entrar e sair do seu quarto com tranquilidade, sem precisar de concentração para não tropeçar no pé da cama. Assim, o ideal é mantê-la longe da porta. A circulação é importante e, tratando-se da cama de casal, é preciso ter espaço para que as duas pessoas consigam se deitar e levantar tranquilamente.
Inclusive, para quem acredita no feng shui, é dito que a cama é o móvel que comanda o quarto, devendo ficar com a cabeceira colada na parede, longe da porta, mas sem que você perca a visão dela. O posicionamento da cama precisa garantir a circulação de energia, além da movimentação de quem dorme naquele quarto.
Mobília muito grande no banheiro
Os banheiros das casas e dos apartamentos novos costumam ser pequenos. Então, para garantir que o espaço seja funcional, você terá que pensar bem nos móveis que serão colocados ali. E mais, nenhum deles pode impedir a passagem.
Como a parede maior, geralmente, é aquela que abriga a pia, o vaso sanitário e o chuveiro, coloque móveis entre esses espaços. Um armário com a cuba da pia pode ser útil, assim como aqueles que ficam pendurados nas paredes.
Televisão com reflexo de luz solar
Na sala ou no quarto, a TV precisa ficar em um local que não receba luz direta do Sol, para que você possa assisti-la tranquilamente, sem precisar fechar cortinas. O ideal é não a colocar próxima às janelas ou de frente para elas, a não ser que o Sol não bata diretamente naquela janela.
Mesmo que você pretenda pendurar a TV na parede, sem precisar do rack, estude qual das paredes abrigará melhor o eletrodoméstico. O ideal é observar a posição do Sol ao longo do dia.
Falta de cálculo do espaço disponível
Um móvel muito pequeno passa a sensação de um espaço que não foi bem aproveitado. Agora, uma mobília muito grande pode ser uma dor de cabeça. Assim, antes de comprar, é preciso medir o espaço disponível. Seja o sofá, a cama ou o armário, veja se todos cabem no cômodo, sem atrapalhar a passagem.
Leve as medidas com você, pois, na loja, os móveis podem parecer maiores ou menores. Então, confiar apenas no que você vê montado por lá ou em fotos do site não é recomendado.
Transporte de itens em imóveis com escadas ou elevadores
Casas com escadas exigem atenção, principalmente, quando envolvem móveis que já vem montados, como as camas. Verifique se há espaço o suficiente para que a cama seja levada para o outro andar.
Quem vive em apartamento também terá essa preocupação. Preferencialmente, cama e colchão são carregados por duas pessoas e na posição vertical. Existe elevador para chegar ao seu apartamento? Veja se o móvel cabe ali dentro sem atrapalhar a rotina do condomínio.