O Call To Action (CTA), ou “chamada para ação”, é qualquer elemento dentro de um conteúdo que é usado para influenciar o leitor a realizar algo, como uma chamada visual, textual ou um botão de redirecionamento.
Ou seja, o CTA é uma ferramenta de promoção de ofertas em Marketing Digital, sendo um dos recursos mais usados para gerar leads (potenciais clientes).
Afinal de contas, ele serve para indicar o próximo passo que a sua empresa quer que o usuário realize.
Saiba mais o que é o Call To Action e como usar essa ferramenta no seu site, para aumentar a conversão de leads. Acompanhe a leitura!
Qual é a importância do CTA?
Entender o CTA é fundamental para quem deseja converter os visitantes em leads.
Imagine que uma empresa de telas de proteção tem um grande tráfego no seu e-commerce, porém essas pessoas não entram em contato com o negócio e, com isso, não há um aumento significativo nas vendas.
Em casos como o do exemplo acima, é necessário pensar em ações para transformar os leitores em leads e, desse modo, alcançar boas conversões em vendas, que refletem na lucratividade da empresa.
Os leads nada mais são que os usuários que estão em busca de algo novo, a fim de descobrir mais informações sobre um determinado assunto.
Por isso, investir na nutrição dos potenciais clientes é uma forma de garantir o sucesso das campanhas.
Nesse sentido, o CTA tem um papel extremamente importante, pois ele irá orientar os visitantes na realização de alguma ação para a conversão do visitante em lead.
Assim, criar um Call To Action perfeito é a chance de cativar o público-alvo e educá-lo, fatores que influenciam nas conversões.
Mas, é importante levar em consideração que o CTA deve encaminhar o visitante diretamente para o próximo passo do funil de vendas.
Por exemplo, em um artigo de descobrimento sobre uma piscina de fibra pequena, ou seja, criado para o topo do funil, pode ter um botão de chamamento para o visitante se cadastrar em uma newsletter ou receber conteúdo aprofundado sobre o assunto.
Desse modo, é preciso criar o CTA certo, conforme a jornada de compra do cliente.
3 dicas para usar o CTA no seu site
É bem provável que você já tenha se deparado com uma chamada para ação enquanto navegava na internet.
Eles comumente estão associados com o download de algum material, como um e-book, acesso a um vídeo ou inscrição em um formulário. Observe os exemplos:
- Inscreva-se já!
- Receba a nossa newsletter;
- Baixe o e-book!
- Entre em contato conosco;
- Entre outros.
Mas, como usar o CTA certo no seu site? A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha.
1 – Analise a etapa do funil de vendas
O primeiro passo é entender qual o estágio do funil de vendas o visitante está.
Por exemplo, não é interessante para alguém que acabou de conhecer o seu negócio ir para um teste gratuito do produto. O melhor seria oferecer conteúdos mais aprofundados posteriormente.
Por isso, é importante conhecer cada etapa do seu site para adequar o seu CTA. São elas:
- Etapa 1: conquistar a atenção do usuário;
- Etapa 2: despertar o interesse do usuário;
- Etapa 3: mostrar o que o leitor precisa;
- Etapa 4: conversão para a compra.
Por isso, se o seu lead está na última etapa e já considerou a compra de um anel de formatura enfermagem, pode ser o momento de colocar um CTA para levá-lo até a página de vendas.
No entanto, se o leitor está na etapa 1 ou 2, o mais indicado é ter um CTA para download de um e-book educativo, em troca do e-mail do usuário.
2 – Escolha o formato de CTA adequado
O CTA pode ser encontrado em vários formatos, como textos (hiperlinks), imagens, botões, sidebar, entre outros.
Para escolher o modelo ideal, é necessário verificar qual ferramenta melhor se encaixa no seu conteúdo, bem como fazer testes em relação às cores, links, textos e imagens, para perceber qual deles oferece a melhor performance.
Caso você perceba que o CTA do seu site não esteja oferecendo bons resultados, talvez é o momento de modificar o formato.
3 – Deixe claro o objetivo do seu CTA
O CTA deve ser claro, objetivo e incisivo. Por isso, o recomendável é que a sua ação de chamamento seja bem escrita e construída, para que o leitor não tenha dúvidas do que irá ganhar ao clicar na imagem, texto ou botão.
Se a intenção é oferecer um e-book sobre brigada de incêndio, o CTA deve mostrar justamente isso, como: “Clique aqui e baixe o ebook!”, por exemplo.
Logo, o CTA é muito importante para a conversão de leads. Por esse motivo, com as dicas acima, é possível conquistar esse objetivo e ter um ótimo desempenho do seu site!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.