A queda capilar é um problema que pode estar relacionado a vários fatores, incluindo questões hormonais e a falta de nutrientes no couro cabeludo, por exemplo.
Entretanto, algumas práticas podem ser extremamente nocivas ao couro cabeludo e aos fios de cabelo até de quem não tem nenhum problema de saúde.
Inclusive, isso é uma verdade que se estende a homens e mulheres, e igualmente para quem tem cabelos longos e curtos.
Para representar melhor esse fato, nesse artigo nós explicamos 6 erros que são cometidos na hora de escovar os cabelos e que podem causar a queda capilar.
Esses hábitos são geralmente praticados entre o processo de lavagem e secagem das madeixas, passando pelo pentear e pelo uso de secadores, também.
Por tudo isso, você pode estar praticando algum desses maus hábitos sem perceber e prejudicando os seus cabelos com isso.
Leia os tópicos a seguir com bastante atenção!
1. Começar a pentear os cabelos pela raiz
Um dos erros mais comuns no processo de escovação dos cabelos, que pode causar a queda capilar principalmente em quem tem cabelos mais longos, é começar a pentear os fios pela raiz.
Isso porque a fricção das cerdas da escova causa um atrito nocivo ao couro cabeludo, podendo estimular a queda de cabelo.
Por isso, comece sempre penteando o seu cabelo das pontas e de forma suave, até chegar ao couro cabelo. Essa regra não cabe para quem tem o cabelo muito curto, rente ao couro cabeludo, como é o caso da maioria dos homens.
2. Colocar muita força na hora de pentear
Parece até um pouco lógico demais, mas é necessário alertar que pentear os cabelos com força pode provocar a queda capilar.
Inclusive, as pessoas que fazem isso geralmente ficam literalmente com os fios de cabelo nas mãos depois que terminam de pentear. Evite essa prática!
3. Esfregar o cabelo e em seguida pentear
Pentear o cabelo após o banho é uma prática comum e recomendada por especialistas na área. E claro, não dá para escovar o cabelo sem antes penteá-lo.
Contudo, muitas pessoas fazem isso depois de esfregar uma toalha na cabeça para tirar o excesso de água, o que é bastante prejudicial ao couro cabeludo.
Acontece que a fricção no couro cabeludo pode irritar os folículos capilares, favorecendo a queda dos fios durante a escovação.
O ideal é retirar o excesso de água de forma suave e aguardar alguns minutos antes de começar a pentear o cabelo.
4. Pentear os cabelos quando eles já estiverem secos
Se por um lado pentear os cabelos logo após esfregar uma toalha na cabeça é nocivo, fazer isso quando o couro cabeludo já estiver completamente seco é ainda pior.
Afinal, quando estão totalmente secos os fios de cabelo tendem a se “enroscar”. Nisso, quando a pessoa passa a escova ou o pente, sente uma resistência.
Portanto, o momento ideal para o pentear é quando o cabelo ainda estiver levemente úmido e macio, pois isso evita o aumento da fricção entre o objeto usado na escovação e os cabelos.
5. Usar o secador em alta temperatura e/ou por muito tempo
Um outro erro que muitas pessoas cometem ao escovar os cabelos e que pode causar a queda capilar é usar o secador em alta temperatura e/ou por tempo demais, algo que está totalmente relacionado com a escovação em si.
Acontece que o calor excessivo resseca o couro cabeludo, causando a degradação dos fios e estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo.
Com isso, os cabelos ficam bem mais suscetíveis à queda e ao frizz, podendo se deteriorar mais rapidamente.
Assim, o ideal é utilizar o secador em uma temperatura mais amena, se for possível, sempre em uma distância de segurança e pelo menor espaço de tempo possível.
6. Utilizar a escova errada
Por último, queremos citar um erro bastante comum e repetido principalmente pelas mulheres: o uso de escovas erradas para pentear o cabelo no processo de escovação.
Cada textura capilar precisa de um tipo de pente ou escova diferente. Por exemplo, cabelos cacheados devem ser penteados com pentes de dentes mais espaçados, enquanto cabelos escorridos e finos podem ser escovados com pentes ou escovas que tenham cerdas em maior quantidade e menor espessura.
Fugir dessa lógica pode provocar a queda capilar, uma vez que o instrumento errado pode literalmente puxar os fios de cabelo, causando uma maior fricção.