O que é necessário para atuar como leiloeiro?

Hoje você aprenderá sobre tudo o que é necessário para que possa atuar como um leiloeiro. Talvez você queira fazer desse ramo a sua profissão, e não há nada de mal nisso! Contudo, existem alguns pré-requisitos que poucas pessoas conhecem. Ser o apresentador de um leilão não costuma ser fácil, então mostraremos para vocês o que é necessário para ser um.

Como se tornar um leiloeiro?

Sem dúvidas, essa é uma das profissões que mais tem crescido nos últimos anos, mesmo com a pandemia da COVID-19 em 2020. Os dados mostram que as empresas tiveram um aumento de 70% nas participações de seus leilões. De fato, para se tornar um leiloeiro, você não precisa de nenhuma graduação especial ou um curso. Mas, existem maneiras de se estudar para se tornar um.

As próprias empresas podem te oferecer cursos e treinamentos para que você seja um leiloeiro! Então, vamos direto ao que importa. Em primeiro lugar, se você deseja se tornar um pregoeiro, mas não sabe por onde começar, é importante que você conheça o mercado. Claro que, um pouco mais difícil que conhecer é entender como ele funciona na prática.

Então, para você se tornar verdadeiramente um leiloeiro oficial, precisará de uma autorização para poder exercer legalmente essa profissão. Você consegue ter acesso a esse documento na Junta Comercial do Estado que você trabalhará.

Essa Junta Comercial é a responsável por receber as documentações de todos os que têm interesse em ser um pregoeiro. Logo após, se você já entregou a documentação, a Junta vai registrar você como um profissional para poder atuar no ramo dentro da lei. Assim como a maioria dos trabalhos em CLT, será preciso fazer exames admissionais.

Além disso, você, com esse registro, pode até mesmo fazer leilões via governo, caso se interesse por essa modalidade específica.

Bem, é importante nós conversarmos sobre a legislação vigente. Essa legislação determina os principais pontos da profissão de um leiloeiro. Um exemplo disso é que se uma pessoa tiver falido de maneira culposa ou fraudulenta, essa pessoa não pode ser um leiloeiro. Então, leia também toda a legislação e as regras para ser um leiloeiro.

E claro que quando se trata de remuneração, essa legislação também traz alguns pontos interessantes. De fato, um pregoeiro oficial pode acabar ganhando em média uns 5% e algumas outras variáveis. Caso aconteça a venda de um imóvel que valha R$ 200.000.000,00, isso pode render para um leiloeiro oficial a comissão de R$ 1.000.000,00!

Mas para você conseguir um trabalho como esse e ter bons ganhos, você precisa realmente entender o setor dos leilões. Não é qualquer um que simplesmente decide ser um leiloeiro e vira da noite pro dia. Então, nossa dica é que você se prepare e estude bastante para ser um especialista no ramo e trabalhe com fidedignidade. Com as dicas que demos, você vai conseguir!

Agora que você conhece o que é necessário para se tornar um leiloeiro, compartilhe com familiares e conhecidos!

Deixe um comentário