Razões para medir a temperatura corporal
Medir a temperatura corporal é muito importante na medicina. Várias doenças são caracterizadas por uma mudança na temperatura corporal. Com outras doenças, o curso da doença pode ser seguido pela medição da temperatura corporal. Isso permite que o médico analise a eficácia dos tratamentos com base na temperatura corporal.
Febre é a reação a estímulos específicos da doença. O corpo altera sua temperatura normal para apoiar os mecanismos de defesa do próprio corpo. A febre é a forma mais comum de aumento (patológico) relacionado à doença na temperatura corporal.
Informações importantes para fazer a medição
A temperatura corporal medida depende sempre de qual parte do corpo a medição foi realizada. Por esse motivo, e ao contrário da opinião popular, não há temperatura normal geral.
A temperatura corporal de uma pessoa saudável também muda ao longo do dia e dependendo de quais atividades elas realizam. Com uma medição de temperatura retal, a temperatura do corpo é normalmente 0,5 graus Celsius mais alta à noite do que em outras horas do dia por razões fisiológicas. Além disso, a temperatura corporal é aumentada por qualquer esforço físico.
É feita uma distinção fundamental entre:
- Temperatura do núcleo: feita inserindo o termômetro em um orifício corporal e fornece a temperatura da membrana mucosa.
- Temperatura da superfície: medida na superfície da pele e composta pela temperatura interna do corpo e pela temperatura ambiente.