Para quem não é da área mas precisa da função, torna- se muitas vezes difícil saber qual a diferença entre massoterapia e massagem.
Por esse motivo é importante mostrar que de fato sim elas possuem sua diferença e ainda indicar qual a maior delas.
O fato de diferenciar duas coisas que à primeira vista parecem funcionar do mesmo modo, pode ajudar aqueles que não conhecem seu real significado a saber qual é necessário.
Em suma, essa diferenciação possibilita e ajuda no momento do resultado, além de auxiliar aqueles que desejam se formar na área mas estão confusos.
Portanto, resta indicar quais conhecimentos são adquiridos com os referidos cursos e qual o tipo de formação necessária para cada um deles.
O cuidado com a saúde e com o corpo é necessário
Para quem já sentiu uma dor muscular ou um estresse profundo na sua rotina, deve saber a importância da massoterapia e massagem.
Isto é, a massagem é o truque mais vantajoso e eficaz para se cuidar do próximo, mas nem sempre temos alguém disponível para isso e muito menos quem entenda.
Por essa razão torna-se diferencial e melhor aqueles que tem um profissional que entende para realizar o procedimento neles.
A massagem virou de certo modo uma técnica terapêutica que as pessoas buscam para melhorar sua qualidade de vida e se acalmarem da rotina pesada.
Além disso, a massagem é muito importante na vida daquelas pessoas que possuem lesões ou dores musculares, já que vai ajudar e aliviar os sintomas.
O que é massagem?
A massagem estimula a circulação sanguínea e contribui com a retirada dos resíduos do sangue, ajudando a reduzir desse modo o ritmo cardíaco.
Ainda, a massagem é responsável por manter a pressão de modo controlado, sendo, um importante meio para quem tem pressão alta ou baixa.
De modo geral, se trata de realizar movimentos certos em determinada região do corpo com um objetivo, a depender do tipo de massagem.
Ou seja, há 3 tipos de massagem e são eles:
- Massagem redutora
- Massagem relaxante
- Drenagem linfática
De certo modo, o simples fato de massagear o corpo já torna o processo relaxante independente de qual massagem se trata.
Em suma, a massagem redutora tem objetivo de eliminar a gordura local e possui ações rápidas e repetitivas.
No mesmo sentido, a drenagem linfática busca eliminar líquidos tóxicos presentes em alguma região certa do corpo, diminuindo inchaços e pós cirurgias.
Por fim, a massagem relaxante é a que possui movimentos suaves e calmos, para de fato relaxar a pessoa que necessita.
O que é massoterapia?
A massoterapia e massagem, no presente caso a primeira, possui uma finalidade diferente e específica para aqueles que precisam dela.
A técnica consiste em uma certa ação corporal em uma determinada região do corpo feita por um profissional capaz.
Deste modo, é uma função recomendada no tratamento de problemas causados por acidentes e desgastes de algum exercício físico feito errado.
Isto é, a referida função ajuda a recuperar tendões, articulações e músculos que já não funcionam como antes.
A técnica vem ganhando muita força e se tornando uma profissão de muita procura e de respeito.
Durante a sessão o profissional vai buscar pontos certos e achar técnicas para aliviar e equilibrar os sintomas.
Em outras palavras, pode ser visto como um remédio mas que não se ingere e sim busca onde está o problema para remediar.
Qual a diferença entre massoterapia e massagem?
Quando se fala em massoterapia e massagem logo se acha que são a mesma coisa, mas na verdade possuem suas diferenças.
A principal diferença existente entre elas é referente a formação dos profissionais, já que o curso técnico de massoterapia tem uma média de duração de 2 anos.
O tempo e o curso são necessários para que o profissional tenha as técnicas como quiropraxia, massagem laboral e modeladora.
Além disso, o curso permite conhecer a anatomia e a fisiologia, coisa que não é necessário para atuar com massagem apenas.
Contudo, o profissional da massagem também pode buscar se especializar, já que há três tipos de massagens: a relaxante, a drenagem e a massagem redutora.
De modo geral, o profissional possui formação técnica aproximada de 1200 horas e o massagista entre 16 e 240 horas para seus cursos.
No entanto, não significa dizer que se aquele que faz massagem fez um curso com menos horas ele é menos importante, deve-se analisar a necessidade do paciente.
Por essa razão, é importante saber qual o problema para decidir entre fazer massoterapia e massagem.