Descubra qual é a História das Religiões
Ao longo da história, a fé e as práticas religiosas têm sido uma parte importante da sociedade interessada em explicar o desconhecido. Tanto que existem diversas religiões no dia de hoje.
Vieram e se foram com o tempo. No entanto, as diferentes religiões não surgiram do nada, mas em algum momento da história, as pessoas começaram a moldar e estruturar esses tipos de crenças.
Primeiras Crenças Religiosas
É difícil determinar em que estágio da evolução humana as crenças religiosas começaram a surgir, e é impossível determinar com certeza quando surgiram as primeiras religiões organizadas, uma vez que suas origens remontam aos tempos pré-históricos (não há evidência escrita disso).
O que podemos dizer é que há fortes evidências de que a religião é ainda mais antiga do que o Homo sapiens. As primeiras crenças religiosas precederam a disseminação de nossa espécie.
Em particular, sabemos que nossos parentes Neandertais já realizaram enterros rituais, o que indica a existência de uma sensação de morte e ansiedade sobre o que acontece depois dela.
Pensamento Religioso
Outro aspecto da História das Religiões que deve ser destacado é a consideração do que possibilita o surgimento do pensamento religioso. Nesse sentido, é necessário ter uma série de habilidades mentais básicas: é necessária uma certa capacidade de abstração, a existência de uma teoria da mente (que permita ao sujeito perceber que os outros têm seus próprios pontos de vista, objetivos e desejos , diferente daqueles que ele tem), a descoberta de agentes causais e a capacidade de criar associações complexas.
Acredita-se que a crença tenha surgido como uma adaptação benéfica que foi sustentada pela seleção natural (porque proporciona a criação e coesão de grupos, contribui para a sobrevivência e reprodução) ou como um subproduto do surgimento de habilidades cognitivas como as mencionadas acima de. …
Outro aspecto a ter em mente é o fato de que as religiões geralmente incluem diferentes tipos de crenças, e algumas delas certamente surgem mais cedo do que outras.
Diferentes Modelos Religiosos
O animismo, a crença na existência de uma força vital ou alma em todos os animais, plantas, ou mesmo acidentes geológicos e fenômenos naturais, com vontade própria, é o tipo de crença religiosa mais difundido e antigo. Esse tipo serve de base para o desenvolvimento posterior da crença no sobrenatural ou místico.
Imediatamente depois disso, surge a crença em uma vida após a morte ou após a morte, o que é considerado um dos aspectos mais difundidos e antigos das religiões. Para isso, é necessária uma ideia da alma ou do que existe fora da morte, e é precisamente que o animismo deve ter existido antes.
Posteriormente, a ideia do especialista pode ser desenvolvida para formular regras para permitir o acesso ou contato com a vida após a morte. Daí o xamânico e depois o instituto da igreja. Essa figura se tornará um especialista em comunicação e gestão de fatos religiosos. Consequentemente, a crença na adoração aos ancestrais também pode surgir.
Finalmente, a crença em deuses é algo que pode vir da crença em seres superiores que podem olhar para nós e influenciar nossas vidas, mas parece surgir de um reflexo de como uma sociedade ou tribo se organiza.
Quem somos, como somos e onde estamos é o resultado do desenvolvimento da história e vai continuar sendo.