03 Dicas práticas para manter áreas externas limpas

Olá! Vamos trazer várias maneiras por aqui de como manter as áreas externas limpas com apenas algumas manutenções e detalhes no dia a dia.

Sabe aquela frustração ao encontrarmos as áreas externas da casa com sujeira? Tanto com folhas quanto com poeira e outros detritos? O pior é que, em muitas ocasiões, acumulamos muita sujeira em um curto espaço de tempo. 

Ainda assim, mesmo que costumamos varrer a casa e tentar manter uma ordem, sabemos, ademais, que no cotidiano sofremos com o tempo mais escasso. Tempo esse que costumamos dividir entre afazeres e o lazer em família, além, é claro, da manutenção da casa. 

Mas, como podemos manter as áreas externas limpas, de modo a exigir menos manutenções constantes, e termos um ambiente mais limpo e aconchegante? Vamos conosco nos próximos tópicos onde mostraremos excelentes ideias para isso!

Limpeza a seco

Inicialmente, é sempre importante ao tratarmos da limpeza de áreas externas, pensarmos na lavagem a seco.

Quando mencionamos isso, intencionamos direcionar os nossos esforços e foco para os detritos existentes no ambiente. Sejam eles tanto folhas, poeira, detritos de animais, flores, etc.

Devemos assegurar, adicionalmente, que não haja fiação nem partes elétricas expostas no ambiente.

Dessa forma, recomendamos o uso de vassouras e pás, de modo a retirar esse excesso do ambiente, deixando-o pronto para receber depois a lavagem úmida. 

Tenha em mãos, para auxiliar no processo, sacos de lixo ou sacolas plásticas para armazenar todo esse conteúdo. Dessa maneira, faremos o correto descarte após a lavagem e cuidado com o ambiente.

Após realizarmos essa limpeza, deixaremos as áreas externas limpas e prontas para receber água. Sigam conosco para a próxima dica!

Limpeza a úmido

Após a lavagem a seco, aliás, é também de suma importância seguirmos com a lavagem a úmido.

A fim de que tenhamos um melhor resultado, devemos proceder com essa lavagem. Munidos também da mesma vassoura, podemos adicionar itens que irão nos ajudar na tarefa, como, por exemplo:

  • rodo;
  • panos de chão;
  • balde;
  • água;
  • detergente ou sabão neutro.

Tenha em mãos esses itens, que serão suficientes para uma lavagem altamente eficaz do seu ambiente externo.

Podemos iniciar o processo colocando água, misturando com detergente ou sabão neutro. Esse conteúdo, entretanto, deve possuir menos produtos químicos quanto possível.

Antes de tudo, além de limparmos o ambiente, precisamos pensar nas plantas que adornam esse ambiente, nos móveis e outros itens que podem estar inseridos no mesmo.

Despejamos esse líquido na superfície do ambiente, em partes, procedendo com a esfregação com a vassoura. Devemos esfregar para tirar a sujeira que fica mais impregnada no piso.

Após realizarmos isso em todo o ambiente, devemos passar uma outra camada, apenas com água. Da mesma maneira, procedendo por partes e, agora, utilizando o rodo como aliado, para tirar o excesso de água e retirando todos os detritos que ainda permaneceram por ali.

Fazendo esse processo, atingiremos nosso objetivo de deixar todas as áreas externas limpas por mais tempo e de maneira prática.

Peculiaridades de seu ambiente e finalização

Para deixar áreas externas limpas que possuam madeira, como, por exemplo, decks e áreas de lazer, não utilize água ou qualquer tipo de umidade.

Prefira manter a área limpa com vassoura, aspirador de pó, coisas que agridam pouco esse tipo de piso. Além disso, devemos procurar cuidados maiores, através do uso de impermeabilizantes e vernizes.

Ademais, caso possuamos móveis na área externa, também é ideal evitarmos molhá-los e termos cuidados similares aos com pisos diferentes, como a madeira. 

A fim de manter os móveis com qualidade por mais tempo, opte também por comprar opções com materiais adequados a ambientes abertos, preparando-se para chuva, sol, manchas, entre outros.

Dicas adicionais: sempre se atente para não molhar demais as plantas ou umedecer móveis e outros similares no ambiente, pois isso pode causar danos a médio e longo prazo.

A partir desse método, você terá uma limpeza profunda e em pouco tempo. Caso você queira deixar o momento mais prazeroso, ao deixar as áreas externas limpas, coloque um som ambiente, por exemplo, com suas músicas prediletas, animando e deixando o processo ainda mais prazeroso.

Conclusão

Vamos admitir… nada mais satisfatório do que mantermos nossa casa, ambiente de trabalho ou onde passamos nossa rotina, de maneira limpa e organizada, não é mesmo?

Seja para a nossa própria saúde como também para receber bem nossa família e amigos. Certamente, é interessante termos esse olhar para mantermos sempre esse tema em dia.

Portanto, trouxemos, aqui, diversas dicas que pensamos ser valiosas para facilitar o seu dia a dia. Dessa maneira, você ficará muito mais tranquilo, otimizando seu tempo para outras tarefas e sem esquentar tanto a cabeça com a limpeza e aparência de seus ambientes.

Vamos utilizar já essas dicas de como manter áreas externas limpas, e você vai verificar a diferença na sua casa e nos seus ambientes!

Deixe um comentário