Vai viajar e está com medo de se endividar no cartão de crédito? Acompanhe as dicas a seguir para viajar com tranquilidade e aproveitar suas férias em medo de ficar com dívidas pendentes
Tenha controle da sua situação financeira
O grande problema das pessoas que usam cartão de crédito é a falta de controle sobre ele. É muito comum que ele seja usado para além das necessidades e uma dívida acabe sendo gerada.
Portanto, o principal conselho dos especialistas é que você tenha controle de sua situação financeira. Saiba quanto você poderá gastar sem comprometer seu orçamento e tenha consciência de como o cartão de crédito deve ser usado.
Dica profissional: tenha uma planilha de controle de gastos, onde estão registradas todas as suas despesas e gastos mensais. Assim você saberá quanto entra e quanto sai mensalmente para poder planejar o uso do cartão de crédito.
Planeje a viagem com antecedência
A recomendação é que você planeje com pelo menos seis meses de antecedência a sua viagem. Nesse tempo você vai escolher o melhor roteiro, definir as melhores datas, determinar os gastos e todo o resto
Um bom planejamento financeiro para uma viagem pode ser feito assim:
- Escolha uma região e época do ano
- Limite a um destino específico
- Encontre a quantidade perfeita de tempo para permanecer ausente
- Planeje as atividades antes de viajar
- Guarde algo divertido para os últimos dias e economize até lá
Quite dívidas antes de pegar a estrada
Agora, se você está planejando viajar, mas tem uma dívida ou conta pendente, é bom adiar seus planos. O mais importante será quitar ou ao menos negociar seus débitos antes de dar início ao passeio.
Isso é recomendado por vários motivos. Primeiro que você não vai relaxar muito bem, vai ficar com a mente nas contas a pagar. Em segundo lugar, a dívida atrasada vai continuar atrasando e os encargos aumentarão muito mais.
Então, antes de qualquer coisa pague suas dívidas. Feito isso, você terá as férias dos seus sonhos e o descanso merecido.
Use as vantagens do seu cartão
Caso você já tenha feito tudo o que foi dito anteriormente, agora é a hora de saber se o seu cartão é o ideal para essa viagem. Muitos cartões têm vantagens exclusivas que podem ser muito úteis.
Alguns benefícios que seu cartão de crédito pode oferecer e você deve usufruir são:
- Seguro viagem
- Cancelamento de viagem grátis
- Bagagem despachada grátis
- Seguro para bagagem despachada
- Seguro para carro alugado grátis
- Acesso às salas VIP
- Chip de celular para uso no exterior
Evite parcelamento sempre que for possível
O parcelamento pode ser um problema quando se usa o cartão para viagens. O ideal é já ter em mente quanto de capital você usará no mês posterior para cobrir os custos da viagem. Assim, você ficará livre dessas despesas nos meses seguintes.
Portanto, evite ao máximo o parcelamento, a não ser que seja para a aquisição de um bem durável que está mais barato naquele destino e que já fazia parte de seus planos de compra.
Procure preços melhores
Pechinchar é uma arte que deve ser explorada em toda viagem. Normalmente, itens vendidos a turistas são bem mais caros que os vendidos a moradores locais. Então, se você quer economizar nas lembrancinhas e nos passeios, veja essas dicas:
- Procure bares e restaurantes que fiquem fora das zonas turísticas
- Compre os mimos em lojas de conveniência
- Estipule um gasto máximo diário
- Procure pousadas mais baratas ou se hospede em casas de familiares
- Opte por destinos que oferecem passeios gratuitos
- Não compre no primeiro lugar que entrar
- Defina prioridades
Defina um teto de gastos
Antes de começar a viagem determine o quanto você pode gastar. Certamente aparecerão oportunidades e programas super atraentes que fogem do roteiro, esteja preparado para seguir o planejamento.
Caso você não consiga controlar seus gastos, provavelmente acabará gastando mais do que planejou e poderá ficar endividado.
Portanto, se a viagem for em família ou em grupo, reúna-se com todos e estabeleçam um teto de gastos e se comprometam a obedecê-lo.
Coloque a anuidade na conta
Lembre-se que o seu cartão cobrará anuidade em determinados casos. Na hora de planejar os pagamentos, inclua esse valor para evitar surpresas desagradáveis quando a sua fatura chegar.
Cuidado com as pequenas compras
Você já deve ter percebido que essas pequenas compras levam embora grande parte do nosso dinheiro. Durante uma viagem isso é potencializado. Portanto, calcule muito bem o que vai comprar para não investir todo seu dinheiro em lanches rápidos e estacionamentos.
Evite compras por impulso
Você vai querer levar quase tudo o que aparecer, por isso precisa ter controle para evitar as compras por impulso. Algumas dicas importantes são:
- Evite frequentar lojas e shoppings
- Faça uma lista de compras
- Procure promoções e lojas com preços mais baratos
- Reveja a lista de presenteados
Coloque em prática essas dicas e aproveite uma viagem sossegada e revigorante na certeza de que voltará feliz e sem dívidas a pagar.