Todo profissional formado em medicina é considerado clínico geral ao terminar seus estudos em uma universidade, e, a especialização para esses órgãos do corpo humano leva o nome de otorrinolaringologia.
Mas, saber escolher um bom otorrino não é tão simples, por isso separamos algumas dicas para ajudar na escolha desse especialista médico.
O que faz um médico otorrinolaringologista?
A pessoa que estiver com algum problema no ouvido, no nariz ou na garganta deverá procurar este profissional, já que essas são as especializações desse médico.
Este médico é muito procurado atualmente, já que ele trata de três áreas que são muito afetadas, hoje em dia, seja pela poluição sonora, seja pela poluição do ar.
Neste artigo, falaremos sobre esse profissional e tudo que devemos saber antes de procurar o consultório do médico.
Quando procurar um otorrino?
Como trata do ouvido, nariz e garganta, esse médico pode ser procurado sempre surgirem os sintomas abaixo:
- Rouquidão: voz falhada ou nasalada;
- Dor de ouvido;
- Dor de garganta;
- Sangramento no ouvido;
- Tontura;
- Zumbido;
- Otorréia: secreção no ouvido, também chamada de cera.
Claro que, existem remédios que podem ser vendidos em farmácias para esses sintomas citados acima, mas, como o próprio fabricante indica: se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado e, nesse caso, é o otorrino que deverá ser procurado.
5 dicas para escolher um bom otorrino
Para ajudar quem não sabe como escolher um bom otorrino, trazemos 5 formas de saber se esse médico é bom.
Busque indicações
Não é incomum ter problemas de ouvido, nariz e garganta, portanto, muitas pessoas se submetem a consultas com um otorrino todos os dias.
Com certeza, existe um profissional especializado na área em nossa região e, em toda cidade, existem pessoas que já foram consultadas por um médico dessa área.
Então, antes de marcarmos uma consulta, devemos buscar indicações de pessoas que já passaram por esse consultório para saber a opinião delas quanto ao médico.
Por se tratar de uma profissão que atende diversos tipos de pessoas, é comum que um profissional especializado tenha sua fama na cidade que atua e isso ajuda muito alguém a saber se ele é um bom médico.
Analise o consultório e o ambiente
Apesar de parecer que todo consultório médico é igual, devemos sempre analisar cada um que estamos entrando para marcar consulta, pois, o ambiente que o profissional trabalha diz muito sobre a qualidade do serviço que ele oferece e isso serve para qualquer área da medicina.
No caso do otorrino, o ambiente deve ser tranquilo, silencioso, já que, nesse ambiente, as pessoas estão buscando atendimento para dor no ouvido também, então não faz sentido entrar em um consultório de otorrinolaringologia que não respeite o silêncio, por exemplo.
Verifique a credencial do médico junto à Associação Brasileira de Otorrinolaringologia
Todo médico deve ter um CRM para que possa atuar na área da medicina, mas, no caso do otorrino, esse profissional deve ser credenciado na Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.
Ter a credencial que confirme que esse profissional faz parte do seleto grupo de especialistas nessa área é um diferencial que deve ser considerado, pois, essas associações específicas de medicina garantem que o trabalho que o especialista oferece seja eficiente.
Da mesma forma que o diploma é exigido quando alguém se forma em alguma área das universidades, a credencial deve ser considerada na hora de escolhermos o profissional que vai cuidar da nossa saúde.
Agende uma avaliação
Depois de conferir tudo sobre o profissional e de conhecer o consultório que o médico atua, devemos agendar uma avaliação.
Por se tratar de um especialista em saúde do ouvido, é comum que um otorrino seja procurado em casos de surdez parcial e, nesses casos, a pessoa que sofre com isso pode solicitar uma avaliação para saber como está sua audição.
Feito isso, o médico avaliará a qualidade da audição do paciente para recomendar o uso de aparelhos auditivos, por exemplo.
Mas, como toda consulta médica, tudo começa no agendamento que passa, normalmente, por uma secretaria especializada na marcação dos horários que o médico tem disponível.
Alinhe as expectativas e esclareça suas dúvidas
As pessoas devem saber o que querem antes de procurar um profissional especializado em qualquer área e isso não é diferente quando se trata de um otorrinolaringologista.
O otorrino é responsável pelo ouvido, então, a pessoa que já não ouve muito bem deve saber que ela poderá usar aparelho auditivo para corrigir sua audição.
Nesse caso específico, devemos perguntar tudo sobre o uso desse aparelho, como ele funciona, se ele incomoda e pedir até para testar antes de realizar a compra.
Todas as dúvidas quanto a isso devem ser tratadas com o otorrinolaringologista, já que esse profissional saberá responder com autoridade todas as questões que envolvam nossa saúde auditiva.
Mas, como esse médico não trata somente do ouvido, mas do nariz e da garganta também, o mesmo vale para a pessoa que terá que usar bombinhas de asma, por exemplo ou qualquer outro procedimento que o otorrino indicar.