Como criar uma iluminação de jardim com lâmpadas solares?

Está procurando uma maneira de iluminar seu jardim fazendo o uso de lâmpada solar? Então você veio ao lugar certo. Pois, com este artigo você certamente vai entender de uma vez por todas o conceito de lâmpadas solares e como elas vão te ajudar na iluminação do seu jardim. 

Primeiramente, vamos conhecer um pouco sobre o que é uma lâmpada solar, sua construção e principais características.

O que é uma lâmpada solar?

Lâmpada Solar, por mais redundante que possa parecer, nada mais é que uma lâmpada que usa energia solar. Normalmente usam led como meio de iluminação e possuem em sua parte superior uma placa fotovoltaica (responsável pela conversão da luz do sol em energia).

Uma lâmpada solar normalmente carrega em si um sensor de iluminância, aparelho este que tem como principal função “avisar” à lâmpada solar que já está escuro e assim acendê-la.

Outros itens que não podem faltar, é a bateria, frequentemente presente no interior da lâmpada solar, são recarregáveis. No entanto, existem modelos que por depender de um sistema isolado de alimentação não as possui.

Com toda essa tecnologia que compõem uma lâmpada solar, não é de se estranhar que você talvez tenha ficado com a seguinte dúvida, “será que esse negócio presta mesmo?”. Para tanto valor falar um pouco sobre a durabilidade.

Quanto tempo dura uma lâmpada solar?

Aqui, temos que levar em conta dois fatores, o meio e a forma. Sendo que meio se refere ao tipo de luz e forma à alimentação energética do conjunto. E tudo isso tem um bom motivo, pois, quando falamos da forma ou meio, temos que ter em mente que se a lâmpada solar usar iluminação por meio de leds (assim como a maioria) o resultado vai ser bem positivo.

Isso porque, lâmpadas leds são capazes de funcionar por aproximadamente 50.000 horas! Caso você não consiga ter essa dimensão bem clara, basta fazer aquelas contas de padaria para chegar à conclusão que esse número equivale a quase 10 anos de iluminação (contato só a noite).

Agora, não se pode esquecer que a alimentação desse sistema pode ser a parte mais delicada do conjunto. Afinal de contas, se a lâmpada solar escolhida possuir uma bateria interna, é preciso estar atento à capacidade e a quantos ciclos ela pode aguentar. Pois, muitas vezes a lâmpada solar para de funcionar apenas por um problema de alimentação.

Mas, para que você possa ter uma noção, o tempo médio de duração de uma bateria de lítio é de 24 meses. Ou seja, bem menos do que a lâmpada led pode aguentar.

Em que ambientes o uso da lâmpada solar é indicado?

Agora você já sabe um pouco sobre o que é uma lâmpada solar, então basta entender como usar não é mesmo? Esse tipo de lâmpada é feita, principalmente, para iluminar jardins e quintais em geral.

Tanto é verdade, que elas possuem em sua base uma ponta, que serve para fincar o objeto no solo. Simples assim? Sim, simples assim. Após ter sido devidamente acomodada no chão a lâmpada solar age sozinha. Ela irá absorver a luz do sol, armazenar energia e durante a noite iluminar.

Com isso surgem várias possibilidades de aplicação, mas sem sombra de dúvidas, para todos os casos a lâmpada solar deve ser sempre usada em ambiente externo. Assim ela sempre terá muita luz solar para absorver.

Como iluminar o jardim com uma lâmpada solar?

Bem como dito anteriormente, basta fincar no chão e aproveitar deste modelo para iluminar um caminho ou um canteiro específico. Ou ainda quem sabe espalhar de forma aleatória em uma área gramada? As possibilidades são muitas e as facilidades de instalação abrem portas para a imaginação de qualquer um.

É bom também lembrar que existe ainda um modelo de lâmpada solar que pode ser usado em paredes ou até mesmo em árvores. São bem simples de instalar e possuem o mesmo sistema de funcionamento das outras já descritas. Instale elas nos muros e veja como podem contribuir para a decoração do seu ambiente.

Quais as vantagens de usar uma lâmpada solar?

Tudo bem, é tudo uma maravilha, mas você deve estar se perguntando. Afinal de contas, porque não vou usar lâmpadas convencionais na iluminação do meu jardim? Para isso existem alguns motivos bem relevantes.

Resistência

Você já sabe que a durabilidade de uma lâmpada solar é bem bacana, algo em torno de 2 anos. Mas um ponto que não pode ser ignorado é que muito além de durar muito tempo, esse tipo de lâmpada é projetada para ser usada em ambientes externos. Justamente por esse motivo elas são, em sua maioria, impermeáveis e construídas para resistir aos efeitos climáticos.

Economia

Pode não ser mais barato, em um primeiro momento, iluminar seu jardim, mas você deve se lembrar que não terá que arcar com as despesas na conta de luz, pois todo o sistema é alimentado por energia solar!

Facilidade

Como dito anteriormente, basta fincar no solo ou parafusar em algum lugar e pronto! Sem fios passando para todos os lados ou até riscos de choque elétrico. Talvez a facilidade seja a principal vantagem de usar uma lâmpada solar.

Deixe um comentário