A polissonografia é um exame não invasivo e indolor que permite o estudo do sono, suas fases (ciclos de sono REM e não REM) e suas diversas alterações. Também é conhecido como estudo do sono.
Quando você adormece, começa com o sono não REM, no qual um EEG registra ondas cerebrais muito mais lentas.
Eventualmente, geralmente após algumas horas de sono não REM, a atividade cerebral aumenta e você entrará no sono REM. É quando seus olhos se movem para frente e para trás e quando ocorre a maioria dos sonhos.
Esse ciclo acontece, em média, seis vezes por noite, que se interrompido pode resultar em distúrbios do sono.
Continue a leitura para entender o que é um exame de polissonografia e quem precisa realizar o estudo do sono.
Em que consiste a polissonografia?
Ao fazer um estudo do sono, você receberá um quarto não muito diferente de um quarto de hotel e será solicitado a se preparar para dormir. Os sensores ficarão presos à sua cabeça, couro cabeludo e peito, conectados a um computador. Um clipe de dedo mede os níveis de oxigênio no sangue.
Durante o sono, são monitorados:
- Pressão arterial;
- Níveis de oxigênio no sangue;
- Padrão de respiração;
- Ondas cerebrais;
- Movimentos oculares;
- Frequência cardíaca;
- Movimentos dos membros;
- Ronco ou outros ruídos feitos durante o sono;
- Tempo necessário para adormecer;
- Duração de cada ciclo de sono.
Um especialista observa de outra sala. O período de sono também é registrado em vídeo para análise posterior. Se você estiver sendo testado para apnéia do sono, você pode estar conectado a uma máquina de CPAP (pressão positiva nas vias aéreas) que consiste em uma peça nasal para fornecer ar e oxigênio adicionais durante o sono.
Lembre-se que antes de comprar um equipamento, você pode fazer o CPAP aluguel.
Por que a polissonografia é feita?
Este teste é usado para diagnosticar possíveis distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono, insônia, narcolepsia, sonolência excessiva, síndrome das pernas inquietas ou terror noturno, entre outros.
Assim, a polissonografia pode indicar quando seu padrão de sono é interrompido e por quê.
Preparação para polissonografia
Salvo indicação em contrário do médico, o paciente não deve tomar nenhum medicamento para dormir ou consumir álcool ou bebidas com cafeína antes do exame, pois podem perturbar o sono.
Como você se sente durante a polissonografia?
Em geral, a polissonografia é realizada à noite, em centros especializados, enquanto o paciente dorme.
Os eletrodos são colocados no queixo, couro cabeludo e borda externa das pálpebras.
Significado de resultados anormais
A polissonografia registra a frequência com que a pessoa pára de respirar por pelo menos 10 segundos e a frequência com que a respiração é parcialmente bloqueada por 10 segundos. Além disso, também registra ondas cerebrais e movimentos musculares durante o sono.
Resultados anormais podem significar que o paciente tem apneia do sono. Para fazer o diagnóstico correto e estabelecer o tratamento, o especialista deve examinar outros resultados da polissonografia, a história clínica do paciente e realizar um exame físico.
Portanto, uma consulta de acompanhamento será necessária para discutir os resultados.
Quem precisa de um estudo do sono?
Os estudos do sono são uma ferramenta de diagnóstico vital para muitos distúrbios do sono, mas não são necessários em todos os casos. Um médico pode prescrever um estudo do sono, dependendo dos sintomas e da saúde geral de uma pessoa.
Converse com seu médico se tiver problemas de sono ou sintomas diurnos, como fadiga, sonolência, depressão ou dificuldade de concentração.
Pacientes com obesidade com problemas de sono devem ser rastreados para apnéia do sono. Seu médico pode ajudá-lo a determinar se um estudo do sono é adequado para você.
Se você foi diagnosticado com um distúrbio do sono e seus sintomas não estão melhorando com o tratamento, um estudo de acompanhamento do sono pode ajudar o seu médico a determinar os próximos passos para o seu tratamento.
Conclusão
O exame de polissonografia é muito importante para que distúrbios do sono sejam identificados, como apnéia do sono, insônia, entre outros.
Dito isso, se você desconfia que tem algum tipo de comportamento diferente durante o sono, um médico pode recomendar que realize a polissonografia, um teste simples, mas extremamente importante.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha esclarecido o que é o exame de polissonografia e por que ele é realizado.