Como fazer backup de fotos em nuvem?

Há alguns anos atrás só era possível armazenar fotos em HDs (internos e externos), pendrives e cartões de memória, mas essa realidade mudou com o surgimento dos serviços de armazenamento em nuvem.

Essas ferramentas possibilitam o salvamento de fotos e outros arquivos em um armazenamento baseado na internet. Em outras palavras, o uso de mídias físicas deixou de ser necessário.

Com isso, os riscos de perder arquivos, sobretudo as fotos, por causa de algum dano aos discos de armazenamento físico foram reduzidos.

Hoje em dia, basta fazer um backup de fotos em nuvem para deixar os arquivos em um local realmente seguro contra riscos físicos.

Fazendo backup de fotos em nuvem em celular ou PC

Fazer um backup de fotos em nuvem é um procedimento bastante simples, mas que demanda um pouco de atenção. 

Esse processo pode ser feito manualmente ou automaticamente, a partir da escolha de algumas configurações específicas.

Por fim, vale dizer que tanto fotos que estejam em computadores quanto aquelas que estejam em smartphones e outros dispositivos móveis podem ser salvas por meio de um backup em nuvem.

Nos próximos dois tópicos nós explicamos como esse processo pode ser feito em cada um dos dois tipos de aparelhos. Confira!

No PC

Para fazer o backup de fotos em nuvem através de um computador, faça o seguinte:

  1. Através de um navegador de internet, acesse o site do serviço de armazenamento em nuvem que você preferir e faça login na página;
  2. Em seguida, procure a opção “Upload” ou similar, que é o comando que permite o carregamento de arquivos para dentro do serviço;
  3. Siga todas as instruções que aparecerem na tela. Geralmente o serviço pede acesso ao armazenamento interno do computador, onde estão as fotos;
  4. Para concluir, selecione as fotos que deseja salvar e confirme a operação.

Vale destacar que alguns usuários que usam o sistema Windows, da Microsoft, usam o PC logado em uma conta da empresa. 

Nesses casos, o utilizador pode ter acesso automático ao serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, o OneDrive, sem precisar utilizar um navegador de internet.

Geralmente, serviços como o OneDrive dão a opção de backup automático de fotos. Se você se enquadra na situação que descrevemos, veja qual opção de backup de fotos em nuvem é mais indicada para você, se de forma manual ou automática.

No celular

A maioria dos usuários que querem fazer backup de fotos em nuvem possuem um celular. Se esse é o seu caso, veja como realizar o procedimento logo abaixo:

  1. Primeiramente, baixe o aplicativo do seu serviço de armazenamento em nuvem favorito. Depois, crie uma conta no serviço (se ainda não tiver), e faça login na aplicação;
  2. Por fim, procure a área de upload de arquivos e envie as suas fotos para o armazenamento em nuvem.

Assim como no caso dos computadores, o backup de fotos em nuvem feito em celulares e outros dispositivos móveis também pode ser automático. Todos os serviços em nuvem oferecem essa opção.

Além disso, vale destacar que geralmente os smartphones já vêm com um aplicativo de armazenamento virtual instalado de fábrica, a exemplo do Google Drive, que equipa aparelhos Android, e do iCloud, que serve a dispositivos com iOS.

Os melhores serviços de armazenamento em nuvem

Como em qualquer outro segmento de apps, existem diversos programas que permitem o backup de fotos em nuvem. Contudo, os principais são:

  • Google Drive, do Google (pode ser acessado em dispositivos Android e iOS e via navegador de internet);
  • Google Fotos, outro aplicativo do Google estilo galeria que é focado na edição de fotos mas também permite um armazenamento em nuvem (pode ser acessado em dispositivos Android e iOS e via navegador de internet);
  • iCloud, da Apple (pode ser acessado em iPhones, iPads e via navegador de internet);
  • OneDrive, da Microsoft (pode ser acessado em dispositivos Android e iOS e via navegador de internet);
  • Dropbox (pode ser acessado em dispositivos Android e iOS e via navegador de internet);
  • Amazon Cloud Drive, da Amazon (pode ser acessado em dispositivos Android e iOS e via navegador de internet).

Todos os serviços citados podem ser utilizados gratuitamente, com a possibilidade de pagar pela expansão de memória posteriormente.

Deixe um comentário