O empréstimo do INSS é um consignado, isto é, um crédito em que as parcelas do pagamento são debitadas automaticamente do benefício. Acaba sendo mais fácil para os beneficiários e mais seguro para as instituições financeiras.
O consignado pode ser solicitado tanto por aposentados quanto por pensionistas. Os beneficiários do INSS podem comprometer até 35% do valor que recebem com as parcelas do empréstimo.
Apesar de estar estritamente ligado ao seguro social, o empréstimo é concedido pelos bancos. Por isso, a sua aprovação depende dos critérios específicos das instituições financeiras. Continue lendo para saber o que é avaliado e como descobrir se o empréstimo do INSS foi aprovado.
Como ter empréstimo do INSS aprovado?
O empréstimo consignado do INSS deve ser solicitado em um banco que tenha parceria com o instituto. Assim, eles podem ter critérios próprios para a aprovação do pedido.
Alguns bancos, por exemplo, não liberam o consignado para maiores de 80 anos, por causa da longa demora para ser pago de volta. Por isso, é necessário avaliar as empresas que oferecem empréstimo pessoal e quais as suas garantias.
É importante frisar que é permitido, pelo INSS, que beneficiários com menos de 18 anos ou com mais 80, assim como tutelados, usufruam do consignado. Contudo, por questões de segurança financeira, nem todos os bancos aceitam emprestar dinheiro para esses públicos.
Mas, o próprio INSS estabelece algumas normas gerais para que o beneficiário possa usufruir do empréstimo:
- ter um benefício consignável — aposentadoria, pensão por morte, benefícios acidentários e encargos previdenciários da união;
- ter desbloqueado o empréstimo consignado;
- possui margem consignável, ou seja, ter menos de 35% do benefício sendo usado para empréstimo;
- ter possibilidade de pagar o empréstimo em até 7 anos, comprometendo apenas 35% do benefício ou o que sobrar da margem consignável;
- possuir menos de nove contratos ativos.
Quanto tempo demora a liberação do empréstimo do INSS?
Antes do banco avaliar uma proposta de empréstimo consignado do INSS, o instituto precisa estar ciente do valor que vai ser descontado e concordar com os termos do contrato.
Isso é feito por meio da averbação. Essa etapa pode ser realizada online e o INSS demora, em média, até 3 dias para dar a sua resposta. Já a análise feita pelos bancos demora até 5 dias úteis.
Após saber que o empréstimo do INSS foi aprovado, é só aguardar o dinheiro cair na conta. Esse processo pode demorar até 48 horas.
Então, do pedido de liberação para o INSS até o recebimento do empréstimo, pode se passar cerca de 10 dias, sem contar o tempo para preencher documentos e enviar a averbação ao banco.
Como saber se o empréstimo do INSS foi aprovado?
Para saber se o empréstimo do INSS foi aprovado, é preciso ficar atento aos canais de comunicação disponibilizados para as instituições, como telefones e emails. Isso vale tanto para a averbação quanto para o pedido do consignado, já que o INSS e os bancos entram em contato para informar sobre o status da solicitação.
No caso da averbação, a resposta é dada também através do aplicativo do INSS. Por isso, é importante tê-lo baixado no celular e checá-lo pelo menos uma vez por dia.
Estando com os documentos atualizados e se encaixando nas características exigidas pelo instituto, você não precisa ficar apreensivo para saber se o empréstimo do INSS foi aprovado. As chances disso acontecer são bem favoráveis.
Se você já pediu um empréstimo do INSS antes, nos conte nos comentários quanto tempo demorou para receber uma resposta e se foi positiva. Se ainda está no processo de fazer a solicitação, diga para a gente se as nossas dicas estão te ajudando.