Como tratar cortes e abrasões?
Acidentes acontecem com todos. Seja um corte com uma faca de cozinha ou um joelho arranhado por uma queda, feridas e arranhões precisam ser cuidados e curados rapidamente.
Se alguém tiver um corte ou arranhão no local do sangramento, siga estas etapas:
1º – Estancar o sangramento aplicando pressão sobre a ferida com compressa ou toalha limpa e, se possível ou necessário, elevar essa área acima do nível do coração para diminuir o fluxo sanguíneo;
2º – Certifique-se de que suas mãos estejam limpas e a seguir remova partículas e corpos estranhos como sujeira da ferida. Desinfete a ferida ou corte com um desinfetante ou antisséptico;
3º – Cubra a área afetada com uma compressa.
Quando você deve procurar ajuda para um ferimento ou corte?
- Se você não consegue parar o sangramento;
- Se o sangramento for forte;
- Se a pele ao redor da ferida estiver dormente;
- Se a ferida for muito grande ou o tecido muito danificado.
Previna infecções de feridas bacterianas
Mesmo se você estiver tentando prevenir a infecção, existem fatores que estão além do seu controle. No entanto, existem alguns fatores que podem indicar risco de infecção, como se a ferida tiver uma extremidade angular ou estiver contaminada com sujeira ou outros fluidos corporais, como pus.
Os sinais de infecção incluem:
- Inchaço, vermelhidão e dor que pioram com o tempo;
- Pus saindo da ferida;
- Odor fétido da ferida;
- Tontura ou aumento da frequência cardíaca;
- Febre ou mal-estar
Como a pele danificada é restaurada?
O processo de cicatrização e regeneração da pele consiste em várias etapas.
O primeiro passo para parar o sangramento:
- Os vasos sanguíneos que conduzem ao ferimento se estreitam, reduzindo o fluxo sanguíneo (isso é chamado de vasoconstrição);
- As plaquetas se acumulam ao redor da ferida e, junto com as proteínas de coagulação do sangue, ocorre a coagulação e se forma um coágulo (denominado coágulo de fibrina), que interrompe o sangramento e se transforma em uma crosta.
Assim que o sangramento para, os vasos sanguíneos estreitados se dilatam para que os glóbulos brancos que lutam contra a infecção possam alcançar a área afetada e ajudar a prevenir e combater possíveis infecções.
O processo de regeneração envolve a formação de uma cicatriz sob a casca. Esse processo é facilitado pela produção de colágeno no local da ferida. O tecido cicatricial é concluído aproximadamente 3 semanas após a lesão.
Fatores como idade, dieta e outras infecções ou doenças podem afetar a rapidez com que uma ferida cicatriza. Também pode ser afetado pelo nível de umidade da pele; Depois que a ferida é fechada, é importante que a nova pele e a pele ao redor sejam hidratadas para reduzir a inflamação e a formação coloidal (cicatrizes anormais) e ajudar a reparar a pele.
Tipos de feridas
Nós sabemos que sua pele é especial. A pele forma uma barreira protetora contra o calor e tem uma incrível capacidade de se curar. Mas quando a barreira da pele é quebrada, ela se torna mais vulnerável à infecção, e um anti-séptico pode ser necessário para desinfetar e acelerar o processo de cicatrização da pele.
Vários tipos de feridas.
Como uma ferida é tratada depende do tipo de ferida. Em qualquer caso, quanto mais cedo for tratada, menor o risco de infecção.
- Arranhões: comuns em crianças, geralmente não deixam cicatrizes. Os arranhões costumam estar sujos, então o risco de infecção é maior. Pequenos arranhões podem ser tratados em casa.
- Cortes: tendem a sangrar devido a danos nos vasos sanguíneos. Pequenos cortes podem ser tratados em casa.
- Mordidas: As mordidas de animais devem sempre ser examinadas por um médico devido ao alto risco de infecção.
- Bolhas: causadas por atrito excessivo contra a pele. Acúmulo de fluido de tecido danificado. Bolhas menores podem ser tratadas em casa.
- Úlceras de pressão: são causadas por pressão em uma área da pele que interrompe o fluxo sanguíneo.
Está com dificuldade para escolher um bom plano de saúde? Clique aqui!
Continue lendo nosso site!