Fazer terapia não é apenas ir ao consultório e desabafar com um especialista, há toda uma preparação por parte do profissional, para atender da melhor maneira o seu paciente. Existem várias linhas e segmentos para especialização, que atendem aos mais diversos perfis.
Por se viver em um mundo conectado, onde se têm acesso a muitas informações, você já deve ter lido ou ouvido alguns termos da área terapêutica, mas um dos mais importantes é a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), que é tida como padrão no tratamento de muitos problemas de saúde mental e tem como base ajudar o paciente a identificar padrões de pensamentos ou hábitos disfuncionais que influenciam negativamente o seu comportamento e emoções.
Para a capacitação dessa área específica, é necessário que o profissional faça bons cursos de terapia cognitivo comportamental, assim ele estará preparado para ajudar seu paciente da melhor forma possível, o auxiliando a analisar suas atitudes e transformando as suas reações automáticas em atos conscientes. É importante ressaltar que para fazer esse curso e exercer essa função, é necessário já ser formado em psicologia.
Em quais áreas a TCC pode ser aplicada?
A TCC é utilizada como adjuvante no tratamento de uma série de transtornos mentais graves como distúrbio bipolar e esquizofrenia, bem como ansiedade, síndrome do pânico, disfunções sexuais, anorexias, transtorno de personalidade, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TEPT (Transtorno de Estresse pós Traumático), fobias, compulsão por jogos, enxaqueca, entre outros. Atendendo a todas as faixas etárias.
Qual a diferença da TCC para outras abordagens?
O diferencial é o trabalho em conjunto onde o profissional e paciente trabalham como uma equipe. Previamente o profissional explica sobre o processo de tratamento, ambos entram em acordo sobre como irão gastar o tempo na sessão,quais problemas irão discutir e como solucioná-los, é feita uma retrospectiva das sessões anteriores com uma avaliação da evolução do comportamento e uma discussão de problemas específicos e mais latentes encontrados.
Quais técnicas são utilizadas?
A Terapia Cognitiva Comportamental é formada por uma junção de técnicas e cabe ao profissional perceber e aplicar qual se adequa melhor ao paciente que está sendo atendido em busca de melhores resultados. Algumas que são utilizadas: diário de emoções,enfrentamento do estresse, troca de papéis, parada do pensamento e auto instrução, relaxamento, entre outras.
Qual o tempo de duração no tratamento com a TCC?
Essa terapia, que possui um dos maiores respaldos com números de ensaios clínicos comprovando sua efetividade, tem como base sessões de uma hora com frequências determinadas pelo profissional que avaliará a necessidade do caso clínico. E tem como média de duração de tratamento seis meses à dois anos. Essa variação depende da evolução do paciente.
Em quanto tempo os resultados aparecem?
Isso varia de paciente para paciente, dependendo do grau de dificuldade encontrada e por isso não há um prazo estipulado. Em muitos casos a mudança começa a ser notada pelo profissional durante o atendimento e no andamento do tratamento começa a ser perceptível também pela pessoa, quando o mesmo nota mudanças de pensamentos, humor modificado ou até mesmo disposição no trabalho e relacionamentos que anteriormente não tinha.
Continue lendo nosso site!