Dicas para criar conteúdo otimizado para blog

No momento de criação de site profissional, seja ele uma página de vendas ou um blog, é essencial desenvolver uma estratégia eficiente de conteúdo otimizado. 

Aqui está o porquê: quando você tem um site otimizado, tem maiores chances de conseguir posicionar suas páginas em boas posições no Google – ou qualquer outro site de pesquisa. 

Se você está ocupado procurando sinônimos de palavras-chave, aperfeiçoando o posicionamento de palavras-chave e escolhendo o texto âncora ideal para links internos, pode ser que seu blog não atenda as necessidades dos seus leitores. 

Em vez disso, você deve se concentrar na intenção do usuário e fornecer respostas valiosas às perguntas que seu público está fazendo. É aí que entra a beleza do conteúdo de SEO de qualidade. Quando você faz certo, todos se beneficiam – mecanismos de busca, seu público-alvo e, claro, você. 

Continue a leitura e confira algumas dicas para criar conteúdo otimizado para o seu blog! 

Como melhorar o SEO do seu blog

Se eu tivesse que escolher uma única dica de SEO, seria essa: trate seu blog como um pilar central em sua estratégia de marketing digital.

Costumávamos pensar em blogs como conteúdo extra que não é essencial. Esses dias acabaram. E assim são os dias em que blogar era meramente escrever livremente sobre um tópico interessante.

Confira a seguir algumas dicas essenciais para criar conteúdos relevantes e otimizados para o seu blog. 

1. Coloque as pessoas em primeiro lugar – defina seu público

Este é um conselho crítico que todo profissional de SEO lhe dará. Muitos gerentes de blog assumem que conhecem seu público, mas nunca analisam o quão perto da realidade suas suposições estão.

Se você deseja obter (e manter) seu blog um passo à frente de seus concorrentes e melhorar sua segmentação de público, vá além e analise seu público real versus seu público-alvo.

2. Trabalhe – Faça sua pesquisa de palavras-chave

Não importa como você o transforme, a pesquisa de palavras-chave é sua base.

Pesquisa em Contexto

A estratégia de SEO mais sofisticada não pode gerar resultados a menos que seja construída com as palavras-chave corretas. É por isso que você deve abordar a pesquisa de palavras-chave (ou qualquer outra pesquisa) no contexto do cenário do mercado.

Investigue o volume de pesquisa por palavras-chave, mas também inverta o ângulo.

Como? Começando com o destino, não o prazo. 

A ideia é revelar quais palavras-chave direcionam mais tráfego para sites semelhantes ao seu.Ele ajuda a identificar a intenção do usuário e identificar públicos relevantes.

Desempenho de Pesquisa

Pesquise o desempenho das palavras-chave e para que tipo de conteúdo elas direcionam o tráfego.

Quando você vir que a palavra-chave escolhida gera tráfego para sites que respondem a questões totalmente diferentes, reconsidere.

Dados relevantes, atuais e precisos para a pesquisa

A abundância de dados disponíveis na web pode ser esmagadora. Quais métricas são mais relevantes? Como diferentes ferramentas de análise fornecem informações conflitantes?

É porque cada um tem sua definição e método de medição únicos. O que é melhor para você depende do seu tipo de negócio e objetivos de negócios.

Mas uma coisa é cada vez mais importante para todos os blogs e sites: Pesquise com dados em tempo real.

As médias dos meses anteriores não são indicativas do que está funcionando hoje. O desempenho e as classificações das palavras-chave mudam rapidamente. Você deseja identificar as tendências mais promissoras para poder criar novos conteúdos e otimizar o conteúdo existente.

3. Cuide dos detalhes – Meta descrição e texto alternativo

Seus concorrentes mais próximos provavelmente estão segmentando as mesmas palavras-chave.

Os pesquisadores obtêm SERPs cheios de títulos de páginas semelhantes. Quando isso acontece, seu leitor em potencial recorre às meta descrições – aqueles 160 caracteres que resumem o conteúdo do seu blog – para determinar se o artigo responde à sua consulta.

A clareza é um catalisador aqui. Seja preciso sobre o que eles vão ganhar lendo seu blog. Certifique-se de que a meta descrição seja atraente e destaque o benefício para seu público-alvo.

Agora, o Google pode reescrever o snippet de pesquisa. Mas se você deu a eles uma meta descrição de qualidade, há uma chance maior de que eles a usem. Os textos alternativos são igualmente significativos, apenas por razões diferentes.

Os algoritmos do Google não conseguem decifrar o que está em uma imagem. Cabe a você dizer ao motor de busca.

4. Escolha a dedo sua equipe – contrate as pessoas certas

Eles são seu recurso mais importante: seus criadores de conteúdo, gerentes e profissionais de SEO.

Encontre pessoas que conhecem suas coisas e querem criar conteúdo incrível. Construa uma equipe de profissionais entusiasmados que trabalham e se preocupam com os detalhes.

Isso inclui criadores de conteúdo, como escritores e designers. Eles também precisam de um domínio sólido das melhores práticas de SEO. Invista no treinamento de seus principais talentos de conteúdo em SEO; é um ganha-ganha.

5. Fique por dentro – Mantenha todos atualizados sobre SEO

Os motores de busca gostam de nos manter alertas. Apenas quando você se acostuma com algo que funciona bem para o SEO do seu blog, é quando isso muda.

Sua equipe precisa de uma curiosidade natural para ficar por dentro das coisas e você pode ajudá-los com isso. Incentive-os a encontrar as melhores práticas, dicas e orientações que irão avançar toda a operação de SEO para o seu blog.

Crie uma cultura de compartilhamento desses insights e novas atualizações do setor.

Conclusão

Se você tem um blog e deseja que as suas publicações sejam encontradas na internet, é fundamental que crie uma boa estratégia para ter conteúdo otimizado. 

Quanto mais você se dedicar para ter conteúdos relevantes e otimizados, maiores poderão ser os seus resultados. Então, o que você está esperando? Comece o quanto antes a colocar as nossas dicas em prática! 

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