O que é e para que serve o aditivo de radiador?

O aditivo de radiador é um líquido essencial para o esfriamento do motor, no sistema de arrefecimento. Na maioria dos casos, mistura-se água pura com o aditivo, que mantém o carro fresco no verão e o impede de congelar no frio. 

O aditivo ainda ajuda a evitar atritos entre as peças, diminuir os gases poluentes emitidos pela combustão e melhoram o desempenho do veículo. A mistura dos líquidos é colocada no reservatório do radiador e deve ser trocada a cada dois anos, aproximadamente. 

O ideal é consultar o manual do usuário do seu carro para saber o momento certo para troca do líquido e limpeza do radiador. Caso não tenha mais o manual, a recomendação geral é limpar o radiador a cada seis meses. 

Aditivo de radiador: Como escolher?

Cada fabricante de carro tem uma indicação do aditivo ideal para seu sistema de arrefecimento. Por isso, a forma perfeita de escolher qual o líquido certo para o refrigeramento do seu carro é consultando o manual do veículo. 

No entanto, caso não tenha mais o manual ou queira escolher outro para seu radiador, precisa saber que existem três tipos de aditivos: IAT, OAT e HOAT. Entenda mais sobre eles a seguir. 

IAT (Tecnologia Ácidos Inorgânicos)

Este aditivo foi o mais usado em carros americanos nas décadas de 1920 a 1990, sendo tingido de verde brilhante para fácil identificação visual. O aditivo possui silicatos e fosfato, inibindo a corrosão das partes metálicas. Para aqueles que desejarem usar o IAT, a recomendação é de troca a cada dois anos ou 48.000 km.

OAT (Tecnologia de Ácidos Orgânicos)

Os aditivos OAT podem ter diferentes cores, como laranja, verde, azul e rosa. Não têm componentes que evitem a corrosão, o que permite que o aditivo dure mais tempo, porém, ele também pode começar a desgastar os metais do sistema de esfriamento. 

Alguns fabricantes adicionam outros aditivos ao OAT para prevenir a corrosão e estima-se que o sistema a OAT deve ser limpo uma vez a cada cinco anos ou 240.000 km.  

HOAT (Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos)

Também com cores variadas, os aditivos HOAT têm silicatos e outros aditivos para impedir a corrosão dos metais. Assim como o OAT, tem vida mais longa e deve ser trocado a cada cinco anos ou 240.000 km. 

Agora que você já sabe o que é, para o que serve e como escolher o aditivo de radiador ideal para o seu veículo, bem como quando trocar o líquido, compartilhe essa matéria com um amigo que também precisa conhecer os diferentes tipos de aditivos. 

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