O aditivo de radiador é um líquido essencial para o esfriamento do motor, no sistema de arrefecimento. Na maioria dos casos, mistura-se água pura com o aditivo, que mantém o carro fresco no verão e o impede de congelar no frio.
O aditivo ainda ajuda a evitar atritos entre as peças, diminuir os gases poluentes emitidos pela combustão e melhoram o desempenho do veículo. A mistura dos líquidos é colocada no reservatório do radiador e deve ser trocada a cada dois anos, aproximadamente.
O ideal é consultar o manual do usuário do seu carro para saber o momento certo para troca do líquido e limpeza do radiador. Caso não tenha mais o manual, a recomendação geral é limpar o radiador a cada seis meses.
Aditivo de radiador: Como escolher?
Cada fabricante de carro tem uma indicação do aditivo ideal para seu sistema de arrefecimento. Por isso, a forma perfeita de escolher qual o líquido certo para o refrigeramento do seu carro é consultando o manual do veículo.
No entanto, caso não tenha mais o manual ou queira escolher outro para seu radiador, precisa saber que existem três tipos de aditivos: IAT, OAT e HOAT. Entenda mais sobre eles a seguir.
IAT (Tecnologia Ácidos Inorgânicos)
Este aditivo foi o mais usado em carros americanos nas décadas de 1920 a 1990, sendo tingido de verde brilhante para fácil identificação visual. O aditivo possui silicatos e fosfato, inibindo a corrosão das partes metálicas. Para aqueles que desejarem usar o IAT, a recomendação é de troca a cada dois anos ou 48.000 km.
OAT (Tecnologia de Ácidos Orgânicos)
Os aditivos OAT podem ter diferentes cores, como laranja, verde, azul e rosa. Não têm componentes que evitem a corrosão, o que permite que o aditivo dure mais tempo, porém, ele também pode começar a desgastar os metais do sistema de esfriamento.
Alguns fabricantes adicionam outros aditivos ao OAT para prevenir a corrosão e estima-se que o sistema a OAT deve ser limpo uma vez a cada cinco anos ou 240.000 km.
HOAT (Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos)
Também com cores variadas, os aditivos HOAT têm silicatos e outros aditivos para impedir a corrosão dos metais. Assim como o OAT, tem vida mais longa e deve ser trocado a cada cinco anos ou 240.000 km.
Agora que você já sabe o que é, para o que serve e como escolher o aditivo de radiador ideal para o seu veículo, bem como quando trocar o líquido, compartilhe essa matéria com um amigo que também precisa conhecer os diferentes tipos de aditivos.