Caso você já tenha solicitado um cartão de crédito, aumento do limite ou um empréstimo, mesmo sem saber, já passou por uma análise de crédito. Isso significa que o banco verificou seu histórico e te considerou como um bom pagador, caso tenha tido uma resposta positiva às suas solicitações.
Para entender mais sobre o processo de análise de crédito, como funciona e para que serve, continue a leitura.
O que é e qual a utilidade da análise de crédito bancária?
A análise de crédito é um processo que as instituições financeiras fazem para entender mais sobre seus clientes. Toda vez que você for pedir algo que se relacione ao crédito, até mesmo abrir uma conta bancária, passará por este processo.
Com isso, o banco garante que você terá condições de pagar pelo crédito solicitado, ou mesmo pelo aumento do limite do cartão de crédito. No caso de empréstimos, a análise de crédito bancário estipula o valor liberado, os juros e a quantidade de parcelas, pensando em formas de não comprometer toda a sua renda.
Como funciona a análise de crédito bancário?
Antes de qualquer liberação de crédito, o banco analisa diversas informações sobre seus clientes. Assim, a instituição verifica as seguintes informações:
- Dados cadastrais – Corresponde às informações básicas, como idade, nível de escolaridade, profissão, renda mensal, região de moradia, CPF, entre outros.
- Perfil de crédito – Como o cliente se relaciona com o mercado de crédito, além da conferência do score (ou pontuação) de crédito.
- Renda mensal – O banco precisa saber a renda de seu cliente para saber se as parcelas propostas poderão ser facilmente pagas. Na maioria dos casos, o montante para um empréstimo não pode comprometer mais do que 30% da renda mensal.
- Restrições bancárias no nome – A instituição também confere o Serasa ou Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) se o cliente não tem nenhuma pendência com o próprio banco.
Após analisar todos estes dados e constatar que o cliente é um bom pagador ou que o risco de inadimplência é baixo (score entre 700 a 1000), o banco aprovará o crédito, trazendo a proposta com o valor, taxas, juros, entre outras especificações. O processo pode levar de 10 dias a três meses, por isso, planeje-se.
Crédito não concedido: O que fazer?
Na maioria dos casos, o crédito é negado quando o score do cliente é baixo. O score nada mais é do que a nota da reputação financeira de um cliente. Entre 0 a 200, o solicitante tem risco muito alto de inadimplência, enquanto um valor de 201 a 400 indica risco alto.
Esta nota é dada com base no histórico da conta e comportamento como consumidor. Ou seja, se o cliente já deixou de pagar contas, mantém dados desatualizados, não negocia dívidas ou está negativado, o score baixa.
Quando o cliente tem nota baixa, mas mesmo assim pede um empréstimo ou qualquer atividade que necessite de crédito, as chances de ter seu pedido concedido são muito baixas. Por isso, procure sempre quitar ou renegociar suas dívidas, evitando, também, deixar dívidas caducarem.
Os bancos têm acesso à dívida não quitada, por isso, é essencial manter as contas em dia e um saldo positivo. Acima de tudo, os clientes não devem, jamais, mentir a renda mensal. Tudo o que comprometa a confiança do banco no cliente deve ser evitado para aqueles que desejam conquistar o crédito.
Ao pagar ou renegociar as dívidas, o nome do solicitante de crédito pode ser retirado da lista de devedores em até cinco dias úteis. Por isso, planeje-se para pedir crédito novamente somente após a regularização do seu nome.
Por fim, a melhor forma de ter sempre crédito e uma boa reputação é pagando as contas em dia. Dessa forma, caso não consiga controlar corretamente seus gastos, invista em educação financeira para aprender a lidar com seu dinheiro, evitando dívidas impagáveis, ficar com o nome sujo e o risco de se tornar inadimplente.
Cuide sempre do seu dinheiro e compartilhe com um amigo que precisa conhecer mais sobre o crédito bancário, seu funcionamento e sua importância!