Tendências de Marketing para os próximos tempos

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos. Quando se trata do Marketing esse cenário não é diferente, já que o trabalho de divulgação depende totalmente do que está na moda e do que está influenciando o comportamento das pessoas.

Por isso, repetir fórmulas que deram sucesso no ano anterior ou, até, há poucos meses não é o bastante. Afinal, vivemos em um tempo em que muita coisa muda em períodos curtos de tempo: novas tecnologias são descobertas, plataformas saem de moda, outras alcançam popularidade e o comportamento do consumidor se transforma com tudo isso.

Sendo assim, é impossível fazer Marketing sem estar antenado a todas as novas oportunidades oferecidas pela área. Caso contrário, a empresa ou profissional sempre estará um passo atrás da concorrência. 

Continue lendo, pois iremos listar algumas das maiores tendências de Marketing para te ajudar!

Expansão da busca visual 

A pesquisa é o ponto inicial de boa parcela das ações feitas na internet, o que torna esse recurso parte importante do mundo digital. Por isso, é natural que aperfeiçoamentos de pesquisa surjam ao longo do tempo. 

A busca visual é um recurso cada vez mais comum entre os buscadores. Ela dispensa o uso de palavras, pois permite com que a pesquisa comece por uma imagem enviada pelo usuário. Essa imagem pode ser, inclusive, um printscreen. 

Essa tendência otimiza a experiência digital e é um recurso interessante para e-commerces.  

Um exemplo disso está no Pinterest. O usuário pode salvar a imagem de uma roupa que tenha gostado para procurar nos sites de lojas.

Até a odontologia pode se beneficiar dessa ferramenta. Uma pessoa pode encontrar a foto de implante dentário, fazer a pesquisa por imagem e encontrar o site ou rede social de uma clínica ou empresa de materiais odontológicos. 

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento feito pela Criteo, empresas que investirem na busca por imagem vão, até 2021, ter um aumento de até 30% nos lucros. 

Criação de conteúdos em áudio

No último ano temos visto um crescimento impressionante no surgimento de podcasts. Esse formato oferece mais agilidade no consumo de conteúdos, pois eles podem ser aproveitados em trânsito. 

Essa característica é muito valorizada pelos usuários, o que atrai cada vez mais atenção a conteúdos sonoros. 

A popularidade dos podcasts é tanta que muitas empresas estão usando programas nesses formatos para fazer publicidade. 

Mas não é só como anunciantes que as marcas podem aproveitar essa tendência. É interessante também que elas procurem criar os seus próprios programas e conteúdos, já que a informação é um bem muito valorizado pelo consumidor moderno. 

Por isso, o podcast é um recurso em potencial para o Marketing de Conteúdo. Vale ressaltar que assim como o blog, o podcast deve ser usado para oferecer informações relevantes para a persona sem, necessariamente, falar do  produto ou serviço.

Imagine que um cirurgião-dentista que já está atendendo procedimentos modernos que tornaram-se tendência como lente de contato, por exemplo. Através do podcast ele poderá conversar com outros colegas de profissão sobre as evoluções do procedimento nos últimos tempos, e as expectativas para os próximos tempos.

Uso de chats privados no atendimento ao cliente

É cada vez mais comum que quando um cliente tenha alguma dúvida ou relate um problema nos comentários das redes sociais as empresas peçam para que elas enviem mensagens no privado com os dados da compra, por exemplo. 

O atendimento nos chats privados é um alternativa mais rápida e eficiente que, em muitos casos, elimina a necessidade de tratativas por e-mail. 

Além da praticidade, esse recurso é uma ótima forma de transmitir a sensação de intimidade, o que ajuda a estreitar o relacionamento entre ambas as partes.

As principais redes sociais oferecem espaços para o envio de mensagens diretas. Além disso, algumas delas já contam com recursos próprios para negócios, como . é o caso do Instagram e do WhatsApp Business. 

Mobile Marketing

Cada vez mais pessoas estão abrindo mão do uso do computador para fazer compras, pesquisas e outras ações na internet. Isso porque, alguns modelos tem funcionalidades tão potentes quanto as do PC. 

Por esse motivo, traçar estratégias e contar com recursos específicos para mobile está se tornando algo indispensável para qualquer plano de Marketing. 

Sites responsivos e anúncios publicados  em plataformas de dispositivos móveis já são realidade atualmente. 

Abrindo espaço em meio a essas estratégias estão o desenvolvimento de aplicativos e o uso de QR Code nos mais diversos meios de comunicação, sejam eles televisão, folhetos ou sites. 

Ainda no exemplo de cirurgiões-dentista, se por exemplo um paciente tem um cartão de visita com o QR Code do site da clínica, logo, ele poderá apenas fazer a captura para carregamento da página e agendar seu procedimento, sendo ele um tratamento de canal ou uma extração de dente.

Investimentos em Inteligência artificial 

Foi-se o tempo em que a Inteligência Artificial era um artigo de luxo utilizado apenas por mega empresas. As IAs agora estão cada vez mais presentes em negócios de todos os tamanhos e segmentos. 

Dentre as suas funcionalidades mais conhecidas estão os chatbots, atendentes virtuais que simulam a conversa humana e eliminam a necessidade de atendimentos para responder questões repetitivas. 

Mas não é só isso. A IA pode ser usada também nos serviços de reconhecimento de voz, em especial a busca por voz, como a ALEXA e o Google Smart Home.

É possível, por exemplo, otimizar o Marketing em serviços como o Google Maps para que as assistentes virtuais recomendem determinado estabelecimento em localizações próximas. 

De olho no futuro 

Não tem jeito, para alcançar o sucesso com o Marketing é obrigatório se manter antenado nas evoluções tecnológicas, pois elas  são extremamente influentes em todos os segmentos do mercado.

Dito isso, é necessário ficar de olho nas oportunidade oferecidas por elas. É dessa forma que a marca proporciona uma melhor experiência para seus clientes, motivo mais do que suficiente para incluir as novas tecnologias e tendências nos negócios.

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