Uma das vantagens de terceirizar o TI de empresas é manter o foco na atividade fim, além de prestar serviços personalizados e mais ágeis
Você já ouviu falar em outsorcing de TI? E de terceirização da área de tecnologia? De modo geral, consiste em contratar colaboradores externos para realizar funções dentro do negócio. Isso ocorre de maneira ampla e traz soluções diferenciadas ao setor. Mas, vale a pena terceirizar o TI de empresas?
Motivos para essa tendência de terceirização não faltam. Seja para implementar transições digitais, seja para expandir no mercado, o movimento acabou se convertendo em uma necessidade competitiva.
Como veremos, ao terceirizar o TI de empresas, a gestão traz profissionais especializados a bordo. Consequentemente, terá, em seu escopo, serviços especializados. Veja o que é e as vantagens na terceirização da área de tecnologia.
O que é terceirizar o TI de empresas?
A terceirização ou outsorcing de TI é o ato de contratar uma equipe externa para realizar, no negócio, funções pertinentes à tecnologia. Em outras palavras, é transmitir a responsabilidade de tecnologia da informação para outros profissionais.
Na prática, essa equipe desafoga a interna dessas tarefas, ao mesmo tempo em que integrará o contingente de funcionários da empresa. Entretanto, normalmente, isso é feito de forma remota. Para isso, é preciso celebrar um contrato de prestação de serviços.
O outsorcing ajuda bastante empresas menores, cujo conhecimento de tecnologia ainda é incipiente ou precisam alavancar seu crescimento. Neste sentido, traz soluções diferenciadas ao negócio, por exemplo:
- manutenção
- consultoria
- infraestrutura
- desenvolvimento de aplicativos e software
- help e service desk
- implantação de sistemas integrados
- ERP
- monitoramento
A seguir, veja as vantagens da terceirização de TI e avalie se vale a pena seguir essa tendência.
Por que terceirizar o TI da minha empresa?
Para começo de conversa, quais as vantagens da terceirização de TI? Como vimos acima, uma delas é transmitir funções de tecnologia da informação para pessoal qualificado, além de trazer soluções diversas à organização. Vejamos os prós do outsorcing com mais detalhes.
- Personalização de serviços
Uma das vantagens de terceirizar o TI de empresas é a prestação de serviços personalizados. Afinal, a equipe é contratada justamente para atender às demandas dos clientes, certo?
Logo, consegue desenvolver um atendimento conforme a necessidade do contratante, a partir do escopo definido pela empresa. Isso se vê claramente refletido, por exemplo, na criação de softwares.
- Segurança
De modo geral, as equipes terceirizadas trabalham remotamente. Sendo assim, precisam comprovar a alta segurança de seus serviços, bem como o controle no arquivamento de dados e informações.
- Maior agilidade
Da mesma forma que precisa desenvolver metodologias de segurança, as empresas de outsorcing devem prezar pela agilidade. Ou seja, deve haver a criação e entrega do produto final em curto espaço de tempo, graças ao uso de tecnologia de ponta.
- Foco na atividade principal
Uma vez que você contrata uma equipe para os serviços de tecnologia, terceirizar o TI da empresa será o foco da sua atividade principal. A gestão, então, fica livre para planejamento estratégico da organização, enquanto o desenvolvimento de softwares e programas fica por conta da contratada.
- Custo-benefício
Apesar de representar um custo de contratação, as equipes terceirizadas saem, praticamente, ao mesmo custo de um time interno. De certa forma, pode até sair mais barato, já que a remuneração de TI costuma ser um pouco mais alta. Sem falar no tempo demandado na seleção e custos com encargos trabalhistas.
- Escalabilidade
Ao terceirizar o TI de empresas, a gestão permite que a tecnologia acompanhe o crescimento da organização. Com isso, propicia o armazenamento e fornecimento de dados em tempo real, além de otimizar os fluxos conforme o alinhamento estratégico.
Por outro lado, os serviços prestados são especializados em virtude da qualificação dos profissionais envolvidos.
Vale a pena terceirizar o TI da empresa?
Diante de tudo que tratamos até aqui, podemos concluir que sim, a terceirização é válida. A área de tecnologia da informação é uma das mais promissoras e requer constantes investimentos, bem como aprimoramentos. Sendo assim, a empresa que não se adaptar a essa evolução perde competitividade e, consequentemente, espaço de mercado.