Ao comprar novos calçados, a maioria das pessoas vê essa situação como um investimento e espera mantê-los na sapateira por muito tempo. Além de estar na moda, o objetivo é garantir que os pés estejam confortáveis e aproveitar a versatilidade de cada sapato.
No entanto, se você não souber como cuidar dos sapatos corretamente, corre o risco de perdê-los rapidamente, e nada mais triste do que ter que se desfazer daquele calçado que te conquistou ainda na vitrine.
Então, mesmo que não tenha um par preferido, saiba o que fazer para cuidar melhor dos seus sapatos e garantir que eles durem por muito mais tempo.
1. Preste atenção na limpeza
Sejam tênis ou sapatos de couro, você terá que limpá-los para que continuem em bom estado.
No caso dos tênis, use água e sabão neutro, deixando-os secar bem antes de retornarem ao guarda-roupa. Já os sapatos de couro pedem um pano macio, para sujeiras leves, e umedecido em água com sabão, para as mais pesadas.
2. Não use o mesmo calçado todos os dias
Apesar de ter aquele tênis, sapatilha ou sapato preferido, independentemente da época do ano, lembre-se de revezar o uso.
Espere, ao menos, um dia para voltar a usar o mesmo calçado. Assim, evita que ele fique com mau-cheiro, o temido chulé. Como suamos pelos pés, é importante que os sapatos descansem por, pelo menos, 24h em local seco e arejado.
3. Evite a máquina de lavar
Algumas máquinas de lavar roupas indicam que é permitido adicionar calçados. Pode parecer prático, especialmente, para quem tem filhos, que estão sempre sujando seus tênis.
No entanto, não é recomendado lavar qualquer calçado na máquina. O problema está na função de centrifugação, que pode danificá-lo permanentemente. Assim, prefira lavar os sapatos na mão.
4. Limpe o solado antes de entrar em casa
Uma das áreas mais sujas de seus calçados é o solado. Afinal, ele está sempre em contato com os pisos. Geralmente, ignoramos esta parte do calçado, mas é importante que ela seja limpa, para evitar rachaduras e até o desgaste antes do tempo.
Assim que chegar em casa, pise em um tapete ou pano umedecido com água e sabão. Em seguida, pise em um pano seco e limpo. Isso já ajuda a reduzir as sujeiras que estão no solado. Além disso, se pisar em pedras ou algo pontiagudo, remova-as logo que perceber o problema.
5. Tome cuidado na hora de guardá-los
Você deve ter um espaço no guarda-roupa dedicado somente aos seus sapatos. No entanto, sabia que não deve guardá-los ali assim que chegar em casa? Essa situação não é válida apenas nos dias em que enfrentou chuva.
Antes de retornar o calçado ao seu lugar, limpe-o com uma flanela levemente umedecida, não se esqueça do solado e deixe-o na sombra, em ambiente arejado, por, pelo menos, 24h. Não vai usá-lo de novo? Passado esse tempo, pode guardá-lo no armário ou na sapateira.
6. Aplique antibactericida
Ao menos uma vez por mês, aplique antibactericida em seus calçados. O objetivo é evitar que bactérias se desenvolvam no material e acabem danificando-o.
Aproveite aquele dia em que também decidiu aplicar um talco na parte interna do sapato, para remover os odores desagradáveis, como o chulé.
7. Não exponha os calçados ao Sol
Há quem acredite que o sapato precisa ficar exposto ao Sol, seja para secar ou após o uso. O detalhe é que isso não é recomendado, já que pode desbotar e até danificar o material, como é o caso do couro sintético, por exemplo.
Assim, quando for secá-los ou colocar os pares para tomar um ar, deixe-os sempre na sombra. Você vai notar que o material do calçado permanecerá como se fosse novo.