Uma das melhores opções para começar a vender on-line é criar sua loja virtual, especialmente se você estiver desenvolvendo sua marca para vender produtos bem diferenciados da concorrência. Naturalmente, existem outras opções para ter uma presença na Internet, mas antes de prosseguir, aprendi por que uma loja online é melhor que uma página da web .
Você já está vendendo, mas no mundo físico? Leia estes 12 motivos para criar um comércio eletrônico de sua loja física e começar a vender on-line . Um ponto de venda na Internet pode gerar tantas ou mais vendas quanto um local na rua, com custos mais baixos, menos investimento inicial e riscos menores.
Se você já tem tudo pronto para começar a vender on-line, recomendamos este curso emrequisitos para abrir uma loja online .
Se, por outro lado, é a primeira vez que realiza na Internet (ou em geral) você pode precisar de mais do que apenas uma loja. Gerenciar um negócio pode ser desafiador e você descobrirá que ele tem muito mais aspectos do que apenas fechar vendas. Portanto, convidamos você a participar do curso da Ecommerce University sobre como gerenciar as finanças da sua loja online .
Agora, estamos prontos para começar a falar sobre como criar uma loja online .
1- Escolha a plataforma de comércio eletrônico com a qual você trabalhará
Existem várias opções disponíveis no mercado para vender on-line . Se você decidir usar a UpSites , precisará apenas ter seu nome de marca, endereço de email e senha.
Certifique-se de que o endereço de e-mail digitado seja válido, pois o ajudará a entrar mais tarde na sua loja e também será onde você receberá informações importantes relacionadas ao gerenciamento da loja, como notificações de vendas, vencimento de sua assinatura mensal, entre outras.
Ainda não sabe como nomear sua marca ? Não tem problema, você pode alterá-lo depois de ser necessário.
Depois de criar sua loja on-line, todos os recursos da plataforma estarão disponíveis para que você possa gerenciar seus negócios de qualquer lugar.
2- Envie seus produtos
Em breve, você aprenderá que os produtos que você vende se tornarão o coração da sua loja. Eles são a razão de ser do seu empreendimento e, como tal, são extremamente importantes. Existem três aspectos de seus produtos nos quais você deve prestar atenção especial: títulos, descrições e fotos .
Os títulos de seus produtos e suas descrições devem estar sempre completos. O título é o que ajudará seu cliente em potencial a entender bem o que é oferecido e a descrição fornecerá os detalhes necessários para saber mais sobre o produto que lhe interessa, mas que não pode ver ou tocar, por isso é muito importante que você encontre bem escrito .
Finalmente, mas não menos importante, você terá que cuidar das fotos em sua loja. É muito importante que as fotos sejam boas, mesmo quando você tem um orçamento baixo . Lembre-se de que a foto é a mais próxima que seu cliente terá para detalhar seu produto e deve refletir o produto o mais fielmente possível.
Carregar um produto nos sites feitos pela UpSites é muito fácil e você pode carregar quantos quiser. Dependendo da quantidade de produtos que você manipula, é possível fazer upload deles um por um ou usar a carga massiva que permite criar ou editar vários produtos ao mesmo tempo.
Você também pode configurar variantes de seus produtos caso precise, se você vender o mesmo item em tamanhos ou cores diferentes, por exemplo.
3- Configurar métodos de pagamento
Certamente, algumas das primeiras preocupações apresentadas a você serão como cobrar por suas vendas .
É importante que você saiba que as possibilidades de cobrança pela Internet são variadas. Existe um tipo de mito de que você só pode pagar com cartão de crédito em transações on-line, mas esse não é o caso. A maioria das alternativas também inclui a possibilidade de seus clientes pagarem com métodos de pagamento em dinheiro ou depósitos em conta, e até mesmo alguns meios de pagamento já estão oferecendo cobrança com cartão de débito.
Idealmente, você oferece o maior número possível de meios de pagamentopara aumentar as chances de conversão de seus clientes em potencial.
Além disso, você terá a possibilidade de configurar um meio de pagamento alternativo para que seus clientes possam pagar em dinheiro .
4- Configurar meios de envio
Enquanto isso, as remessas constituem uma parte essencial do processo de vendas . É o que permitirá que seu cliente receba seu produto. Na Argentina, as empresas de correio geralmente também possuem uma unidade de negócios dedicada ao comércio eletrônico (isto é, enviam pacotes, não apenas cartas). Você pode trabalhar com eles em qualquer uma das seguintes modalidades:
- Porta a porta : eles removem o produto de suas instalações e o levam para o endereço declarado pelo seu cliente.
- Porta para filial : eles retiram o produto pelas suas instalações e o levam para uma filial escolhida pelo cliente, onde terão que proceder para removê-lo.
- Filial : é de sua responsabilidade levar o produto a uma filial para fazer a remessa que chegará a outra filial escolhida pelo cliente, onde você terá que buscá-lo.
- Filial em porta : é sua responsabilidade levar o produto a uma filial para fazer a remessa que chegará ao endereço declarado pelo comprador.
Dependendo das necessidades da sua empresa, uma alternativa é trabalhar com mais de um meio de entrega (pode ser uma empresa de correio e também um serviço de cadetes) para oferecer um melhor serviço aos seus clientes.
Na UpSites, você pode usar qualquer uma das seguintes opções ou, ao mesmo tempo:
- Use empresas de remessa com contrato de integração ou preço.
- Configure um meio de entrega personalizado caso deseje fazer as remessas por conta própria ou use um serviço que não esteja integrado.