As redes sociais se tornaram parte da vida das pessoas de diversas maneiras. Seja para manter contato com outras pessoas, compartilhar fotos, discutir diversos assuntos ou qualquer outra atividade, ter um perfil numa rede social é algo que todo mundo faz.
O uso muito comum desses recursos se dá pelo fato de que elas permitem que as pessoas estejam em contato com suas marcas preferidas.
Se você fizer uma busca nas redes sociais, vai encontrar perfis de todas as empresas, independentemente de qual tipo de produto ou serviço que ofereçam.
Isso está diretamente relacionado com a mudança comportamental dos consumidores. Isso porque as redes sociais são verdadeiras influenciadoras da decisão de compra.
Quando você entra no perfil de uma empresa, logo encontra a opinião dos consumidores sobre ela.
Portanto, é cada vez mais comum que as pessoas consultem as redes sociais antes de fazer alguma compra.
Além disso, elas são usadas pelos consumidores como uma maneira de ficarem por dentro de novidades, lançamentos e até promoções.
Sendo assim, é importante investir em um perfil nas redes sociais para a sua marca. Mas antes de fazer isso, você precisa saber como fazer.
Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre os impactos positivos das redes sociais para sua marca, como alcançar mais pessoas e o conteúdo ideal para cada rede social. Confira.
O que são redes sociais e as principais usadas pelos consumidores
As redes sociais são sites ou aplicativos que podem ser usados para diversas funções como profissional, pessoal e para relacionamentos.
Elas permitem o compartilhamento de conteúdos e que as pessoas mantenham contato entre si e com empresas.
Diversas discussões já surgiram ao longo do tempo relacionadas ao uso das redes sociais, como falta de privacidade, entre outros.
No entanto, essas pessoas também promovem o compartilhamento de informações e opiniões entre os consumidores e estabelecem um novo tipo de relacionamento entre eles e a as empresas.
Portanto, podemos resumir que as redes sociais são uma maneira de compartilhamento de idéias e informações.
Além de promoverem diversos assuntos entre as pessoas, consumidores e empresas. No Brasil, as principais redes sociais são Facebook, YouTube, Instagram e WhatsApp.
Benefícios das redes sociais para empresas
A internet trouxe diversas facilidades para a vida das pessoas e alternativas diferentes quando o assunto é o consumo de bens, produtos e serviços.
E uma das chaves principais dessas facilidades são as redes sociais. Mas elas aumentam a concorrência, afinal, tornam-se mais acessíveis para o público.
Por conta disso, não é de hoje que as empresas vêm investindo no uso dessas que se tornaram suas principais ferramentas para venda do que produzem.
Elas ajudam as marcas não apenas a se promover, como também a manter uma comunicação mais rápida e também conquistar novos clientes.
Por meio de estratégias desenvolvidas pelos profissionais de marketing digital, novos clientes são conquistados por meio das redes sociais e são fidelizados com mais facilidade.
Por conta disso, as organizações não podem deixar de lado o uso dessas ferramentas, pois elas trazem benefícios como:
- Consolidação da marca;
- Engajamento com clientes;
- Prospecção de novos consumidores;
- Fidelização de clientes;
- Aumento de tráfego nos sites;
- Crescimento do número de clientes mais satisfeitos;
- Aumento no número de reconhecimento.
Em vista de tantos benefícios, é improvável que uma marca consiga se destacar no mercado sem o uso das redes sociais.
E se a sua empresa está começando agora, como você pode fazer para conquistar mais pessoas para seu perfil nas redes sociais? Confira o próximo tópico.
Como atrair público para as redes sociais
É muito comum que as empresas que estão começando agora não tenham muitos clientes em seus perfis das redes sociais.
No entanto, você não deve desistir, pois elas são um dos principais canais de comunicação entre a sua marca e seu público-alvo.
Independente de onde você tenha criado o perfil da sua marca, é por meio desse perfil que o seu público-alvo vai te encontrar e manter contato com você.
Por isso, as principais dicas para atrair mais pessoas para seus perfis nas redes sociais são:
- Invista em relacionamento;
- Interaja;
- Ofereça conteúdo de qualidade;
- Use imagens;
- Distribua conteúdo personalizado.
É importante investir em relacionamento com o cliente em qualquer segmento de empresa.
Por exemplo, uma gráfica que faça folders para eventos precisa investir na relação com sua audiência para conseguir mais vendas e fazê-lo fiel.
Quanto mais comunicação, mais ele se sentirá confiável para voltar a comprar.
De nada adianta ter um perfil e não interagir. Publique conteúdos e responda às perguntas dos seus consumidores prontamente.
Invista em um conteúdo de qualidade para criar um relacionamento de valor com os seus clientes.
A mesma gráfica pode criar conteúdos para falar de diversos tipos de papéis, como o rolo plotter e para quê ele é usado.
Fazer uso das imagens é muito mais importante do que escrever textos enorme.
É claro que você precisa usar os textos para falar um pouco sobre o seu produto ou serviço, mas não se esqueça que é por meio das imagens que os consumidores conhecem melhor o que você oferece.
Por fim, é importante criar conteúdos adequados ao seu perfil de público e também de acordo com cada rede social.
Nos próximos tópicos nós vamos falar sobre o conteúdo ideal para duas das principais redes sociais. Confira.
Conteúdo ideal para Facebook
Cada rede social possui um perfil diferente de consumidor. Mas o Facebook é aquela rede social que possui todos os perfis, porque todo mundo está lá.
Sendo assim, algumas ideias de conteúdo é fazer uso de citações. Elas agradam ao público e geram muitos compartilhamentos.
Promova concursos
Promover concurso com pequenos brindes também ajuda muito. Por exemplo, uma clínica de estética que trabalhe com fio russo pode criar um concurso, onde a vencedora pode ganhar uma limpeza de pele.
Isso aumenta e muito o engajamento e as curtidas na rede social.
Convide os seus seguidores a interagir com a sua marca
As pessoas gostam de expressão suas opiniões, por isso, crie uma discussão sobre determinado assunto relacionado a sua marca e aproveite esse momento para conhecer melhor o perfil do seu consumidor.
Exiba os bastidores da sua empresa
Mostre para o seu público quem são as pessoas que fazem parte do seu quadro de funcionário, como os produtos são fabricados dentre outras informações que as pessoas não vêem, mas que podem ser divulgadas.
Use muitas imagens
Se você faz locação de sala de ensaio musical, por exemplo, pode e deve publicar muitas fotos do espaço que você tem disponível.
Mostre detalhes, pontos fortes do seu espaço. As pessoas gostam de ver imagens antes de fechar negócio.
As imagens também podem ser usadas em links. Ao clicar na imagem, a pessoa pode ser direcionada ao site ou blog da empresa.
Além de conhecerem um pouco mais sobre a sua marca, o aumento no tráfego do site acontece.
Uma papelaria que ofereça encadernação capa dura pode estar no meio de muitos concorrentes se o consumidor digitar quanto é encadernação capa dura Campo Belo no site de busca.
Ao criar um conteúdo relacionado, será mais fácil que os consumidores encontrem você, antes de encontrar outras empresas.
Conteúdo ideal para Instagram
O Instagram é uma rede social totalmente voltada para o uso de imagens. Mas mesmo assim, é importante que a sua marca crie conteúdo relevante.
Se você oferece serviços de aluguel de brinquedo inflável para festas, seja objetivo ao falar dos brinquedos.
O uso das imagens no Instagram é muito importante, afinal, trata-se de uma rede social bem visual onde as fotografias reinam.
Aquele ditado que diz “uma imagem vale mais do que mil palavras” resume bem qual é a função do instagram.
Por isso, independentemente de qual seja o produto ou serviço que você ofereça, como venda de cabine de estudo, por exemplo, poste fotos diariamente das cabines e outros produtos que sua marca trabalhe.
Quem segue uma marca no Instagram, está interessado em literalmente visualizar imagens dela.
Aposte em temas recorrentes. O marketing digital muda constantemente, mas de qualquer forma, existem temas que nunca saem de moda e que ajudam a gerar engajamento.
Se você é um fornecedor cosméticos para salão de beleza, pode apostar, por exemplo, nas estações do ano para falar sobre seus produtos.
Dê dicas de maquiagem para o verão, cuidados com a pele no inverno dentre outras informações pertinentes. Mas claro, sempre fazendo uso de imagens para ilustrar o que você está oferecendo.
Existem diversas outras redes sociais em que sua marca pode estar presente, assim como canais de comunicação.
Como o WhatsApp, por exemplo, que apesar de não ser uma rede social pode te ajudar a se comunicar ainda mais rápido com seus clientes.
Independentemente de qual seja a sua escolha, esteja entre o seu público-consumidor e estabeleça uma relação próxima com ele.
Esse é o principal objetivo das redes sociais e trará muito sucesso para os seus negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.