Como empresas podem utilizar estratégias de endomarketing com trabalhadores freelancers

Como é sabido, um dos bens mais preciosos de qualquer empresa são os seus funcionários. Não à toa, o endomarketing vem ganhando destaque por ser um modo de trabalhar o relacionamento com eles e colher uma série de benefícios por isso. 

Atualmente, é possível encontrar alguns tipos de contrato de trabalho, sendo os principais o CLT, onde o colaborador é registrado em carteira, e o freelancer, que entra como um prestador de serviços sem vínculo empregatício com o estabelecimento. 

De fato, em ambos os casos, há pessoas envolvidas trabalhando para que a empresa possa crescer e atingir bons resultados. 

E nesse sentido, ter a certeza de que esses profissionais se sintam valorizados é essencial. 

Para que isso seja possível, surge o endomarketing, ou seja, o marketing interno. Ele é utilizado, justamente, para melhorar a relação do estabelecimento com os seus colaboradores, motivando-os e engajando-os para que tenham mais sucesso no seu cargo. 

Com isso, o nível da satisfação e de bem-estar no dia a dia desses profissionais é potencializado, o que quer dizer que eles terão mais realizações e poderão desfrutar de resultados cada vez melhores. 

Utilizar as estratégias de endomarketing pode ser essencial para que uma empresa de redes de proteção, por exemplo, consiga traduzir para os seus colaboradores o quanto eles são importantes e valorizados. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, de modo a entender mais sobre os benefícios que o endomarketing pode trazer para o seu negócio, siga na leitura deste artigo e entenda como ele pode ser aplicado até mesmo na relação com os freelancers do seu negócio. 

Endomarketing e seus benefícios

O endomarketing trata-se de um conjunto de estratégias e ações que trabalham a imagem de uma empresa de impressão digital folder internamente, com o objetivo de melhorar o relacionamento da marca com os seus funcionários.

Isso quer dizer que o que é feito dentro do estabelecimento gera impactos positivos para todos, em especial para os colaboradores, que se sentem valorizados e gostam de exercer as suas atividades naquele local. 

Ao trabalhar estratégias de endomarketing, a empresa pode colher benefícios como:

  • Reduzir o índice de rotatividade dos funcionários;
  • Aprimorar o ambiente de trabalho;
  • Motivar os profissionais;
  • Colher melhores resultados.

Quando uma empresa especializada em locação de caçamba de entulho, por exemplo, investe em endomarketing, ela cria nos seus funcionários a percepção de que se importa com eles e isso faz com que produzam mais e melhor, de modo natural. 

Afinal, quem se sente valorizado, certamente trabalha com maior satisfação, sentindo-se parte integrante de uma empresa admirável e respeitosa. 

O endomarketing e os trabalhadores freelancers

Se a princípio parece que um estabelecimento que fabrica cantoneira de alumínio só pode trabalhar o endomarketing com os seus colaboradores formais, essa impressão está equivocada. 

Afinal, os freelancers também estão em constante contato com o seu local de trabalho, e precisam receber os mesmos estímulos para que se sintam parte importante da empresa e queiram prestar os seus serviços para ela. 

Assim, é possível desenvolver um planejamento para trabalhar o endomarketing com esses trabalhadores, para que a imagem da empresa seja valorizada perante eles, garantindo que se sintam como parte importante do negócio. 

Para isso, é possível oferecer alguns benefícios que não estão incluídos em um contrato freelancer, como uma bonificação periódica ou auxílios como transporte e alimentação, proporcionando melhores remunerações. 

Além disso, pode ser fundamental convidá-lo para reuniões, onde assuntos como o desempenho dele poderão ser tratados de modo mais direto e pessoal, de modo que ele perceba que a empresa aprecia as suas atividades. 

Outra boa estratégia para trabalhar o endomarketing com os freelancers é promover eventos corporativos internos, para que eles possam ter maior contato com a equipe, promovendo uma integração completa deles com os demais. 

Para um freelancer que trabalha em formato home office, é indispensável que a empresa ofereça um canal de comunicação efetivo entre ele e o estabelecimento, facilitando o contato e possibilitando um suporte completo para a realização das atividades. 

Com esses tipos de estratégias, é possível transmitir aos profissionais freelancers a percepção do quanto eles são importantes para o negócio, criando, assim, um vínculo com eles, que certamente trará maiores benefícios para ambos os lados. 

Desse modo, o endomarketing aplicado com esses trabalhadores pode diminuir a taxa de turnover de freelancers, e garantir que bons profissionais estarão sempre realizados ao trabalhar em parceria com o seu estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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