A Internet se tornou um ambiente extremamente competitivo, um ambiente em que milhares de empresas buscam se estabelecer, vender seus produtos e / ou serviços e divulgar sua marca, entre muitas outras coisas.
Para poder fazer a diferença em relação a outras empresas, lembre-se de que cada ação conta e que cada uma delas será importante para melhorar os resultados da empresa nesse ambiente. Mas que ações a serem executadas e como realizá-las? Para saber quais etapas devemos adotar no ambiente on-line, é necessário preparar um plano de marketing digital , um relatório detalhando cada uma das etapas a serem executadas e por quê.
Qual é o plano de marketing online
Um plano de marketing digital é um relatório muito detalhado que explica todos os objetivos que você deseja alcançar e as estratégias e táticas que serão usadas para atingir esses objetivos.
Esse tipo de documento é sempre o resultado de uma pesquisa muito exaustiva e é um ponto diferencial para diferentes profissionais de marketing. A realização de um bom plano de marketing é essencial para ter um bom entendimento da situação e, acima de tudo, para tomar boas decisões e um bom gerenciamento.
Etapas para criar um plano de marketing digital
Se você deseja criar um plano de marketing on-line e se pergunta … Como fazer um plano de marketing digital para pequenas empresas? Sugerimos que você siga as seguintes etapas para desenvolver um bom plano de marketing digital :
Definir o negócio
Você deve definir o negócio. A definição do negócio inclui a definição da marca, os produtos ou serviços que você vende, o seu nicho e também o modelo de negócios que você usa para atingir seus objetivos.
Estude o mercado e a concorrência
Se você conhece bem o mercado, saberá quais produtos são necessários e adequados. É a melhor maneira de oferecer os produtos e serviços certos. Além disso, se você conhece bem a concorrência e sabe em primeira mão o que eles fazem … eles podem inspirar você!
Determinar os objetivos
Depois de definir o negócio, o nicho de mercado, os produtos, a concorrência … temos que definir os objetivos! Estes devem ser realistas, com a intenção de não nos desmotivar ao longo do caminho. Existem muitos tipos diferentes de objetivos, alguns podem estar relacionados a vendas, outros ao reconhecimento da marca e assim por diante.
Definir estratégias
Agora é hora de definir as estratégias! Para defini-los corretamente, é necessário levar em consideração os objetivos que você declarou anteriormente. Aqui estão alguns exemplos de estratégias que podem ser encontradas nos planos de marketing digital: abrir e gerenciar um perfil do Facebook e Twitter para disseminar conteúdo, otimizar artigos de blog no nível de SEO para posicionar por palavras-chave de cauda longa e com menos concorrência e infinitas possibilidades que dependerão do setor em que você compete.
Define as ferramentas a serem usadas
Para obter as informações necessárias para o plano on-line, será necessário usar ferramentas de marketing digital e também conhecer as últimas tendências em marketing digital para usá-las. Colocar essas informações no plano será muito útil e poderá economizar muito tempo.
Publicidade
Certamente você usará publicidade. Ele define que tipo de publicidade usar e por que cada um desses canais foi selecionado.
Orçamento
A apresentação do orçamento é decisiva. Todos os detalhes devem ser explicados no orçamento e devem ser discriminados para que qualquer uma das despesas possa ser atribuída o tempo todo.
Execução
Uma vez elaborado o plano de marketing digital … resta apenas aprová-lo e executá-lo! Você tem que preparar o palco, as tarefas e … começar a trabalhar! Não deixe nada nas mãos da improvisação e siga o plano até a mesa. Se forem necessárias alterações … faça-as no plano de marketing com antecedência!
Esse poderia ser um modelo simples de plano de marketing digital, um modelo que você pode criar para si mesmo.
Principais objetivos
Os objetivos do plano de marketing são numerosos. Cada empresa faz um plano de marketing com algumas intenções. Nesta seção, compilamos os principais objetivos:
Divulgar a marca da empresa
Começamos falando sobre esse objetivo, pois é um dos mais comuns. Um plano de marketing pode definir diferentes estratégias e técnicas para tornar a marca conhecida da empresa, fazendo com que os clientes se lembrem dela
Lançar um novo produto ou serviço
lançar um novo produto ou serviço é outro objetivo. Nesse caso, a equipe de marketing fará um ótimo trabalho, pois deve informar o público da novidade e propor diferentes estratégias para o lançamento.
Melhore o ROI
Melhorar o ROI (retorno do investimento) é um dos principais objetivos de qualquer plano de marketing, pois é o conceito que mede a lucratividade do nosso investimento no produto ou serviço.
Apresentar a empresa a novos mercados
O objetivo de introduzir a empresa em novos mercados ou setores com o lançamento de novos produtos ou serviços pode ser considerado.
Aumentar os lucros da empresa
Melhorar os resultados econômicos da empresa, aumentando seus benefícios, é outro dos objetivos que podemos ver em um bom plano de marketing digital.
Otimize o funil de conversão
Obter visitantes para converter não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é necessário considerá-lo no plano de marketing, para que muitos usuários se tornem clientes.
Atrair novos clientes
É um dos objetivos mais comuns entre os diferentes planos de marketing digital que você pode encontrar. Normalmente, as ferramentas para atrair novos clientes mais empregados são descontos e promoções.
Lealdade aos clientes existentes
Atrair novos clientes não é tudo. É quase tão importante quanto a lealdade dos clientes existentes. Você precisa fazer com que seus clientes fiquem por muito tempo!
Aumentar as vendas
Esse objetivo pode ser alcançado aumentando as transações ou aumentando o preço do produto ou serviço.
Benefícios do plano de marketing digital
A seguir, mostramos quais são as principais vantagens de preparar um plano de marketing digital para uma empresa:
- Você obtém uma visão completa das necessidades do mercado ao qual sua empresa pertence, também da situação da empresa e da concorrência. ¡
- Um bom plano de marketing on-line permitirá que você descubra seu público-alvo , ou seja, permitirá que você saiba exatamente quem você está alvejando.
- Ajuda a tomar uma boa direção e não se afastar do caminho.
- Dá a você conhecimento sobre o setor e seu público-alvo, conhecimento que pode ajudá-lo a desenvolver produtos e serviços de seu interesse, gerando mais renda.
Esperamos que este post tenha ajudado você a saber com mais detalhes o que é um plano de marketing digital, para que serve e como é feito. Se você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato !